Observatório faz pesquisa para traçar perfil de turista do SPFW
[Por Hôtelier News, 11/06/2012]
O Observatório do Turismo, núcleo de estudos da SPTuris (São Paulo Turismo), divulgou um levantamento traçando o perfil do público turístico que vem a São Paulo para o SPFW (São Paulo Fashion Week). Segundo informações da entidade, coletadas durante a última edição do encontro de moda, em janeiro, 11,8% dos participantes do evento são turistas; e estes foram o foco da pesquisa.
Os principais números do relatório dão conta de que 70,4% do número de turistas que vem à cidade para o evento são mulheres; 88,4% pertencem à faixa etária entre 18 e 39 anos e 43% apresentam grau de escolaridade superior completo. Além disto, a pesquisa aponta que 42,8% dos visitantes têm renda familiar acima de R$ 6.221. O gasto médio é de R$ 2.185 em toda a viagem e o tempo de permanência é de 4,9 dias, em média.
Ainda segundo o Observatório, durante o período em que o evento está acontecendo 52,6% dos visitantes ficam hospedados em casas de amigos ou parentes, 44,3% dos visitantes escolhem os hotéis, 2,1% têm casa no município e 1,0% elegem as pensões como meio de hospedagem.
Entre os estrangeiros, os principais destinos de origem foram Argentina, Chile, Inglaterra e Portugal. Já entre os brasileiros, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, além de cidades do interior de São Paulo, como Americana, Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, foram os maiores emissores de turistas.