Ministério do Turismo divulga guia online Viaje Legal

[Por Ministério do Turismo, 28/06/2012]
A ascensão de cerca de 25 milhões de brasileiros para as classes C e D tiveram impacto positivo no mercado de viagens. Segundo o IBGE, esse contingente de consumidores foi responsável pela movimentação de R$ 127 bilhões em 2011. No mesmo período, o Ministério do Turismo (MTur) registrou recordes históricos nos desembarques domésticos e na movimentação de turistas dentro do país.
É nesse contexto e às vésperas do início das férias escolares de julho que o Ministério do Turismo lança nesta quinta-feira (28), em Brasília, o guia online Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br). O hotsite reúne informações úteis para quem viaja sempre, ou pela primeira vez, de avião, ônibus, navio e automóvel. E também dicas para viagens de gestantes, crianças e pessoas com deficiência, entre outras.
Para divulgar as dicas disponibilizadas na internet, o MTur fará uma ação de promoção na Rodoviária Interestadual de Brasília e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek com a presença do secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Paulo André. Em espaços envelopados com a logomarca do hotsite serão distribuídos, nos dois terminais de passageiros, 15 mil guias impressos. Deles, poderão ser destacados e montados cinco origamis que representam ícones do turismo.
No guia online, estão informações de como proceder, por exemplo, em caso de extravio de bagagem, atraso de voo, e os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços. O site informa também que o cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur (Cadastur) deve ser sempre consultado para conferir se agências, guias, hotéis, transportadores turísticos estão em situação regular.
“A informação é uma ferramenta que deve fazer parte do planejamento de qualquer viagem. O site Viaje Legal tem esse objetivo: levar informação para que o turista tenha uma viagem tranquila e segura”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.