GL events Brasil investe em soluções sustentáveis para receber a Rio+20
[Por GL Events Brasil, 11/06/2012]
Para receber a Rio+20, a GL events Brasil antecipou um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão para dragar a Lagoa e o Rio Camorim, que ficam dentro do Riocentro. O centro de convenções conta ainda com uma Estação de Tratamento de Esgoto capaz de tratar 340m³ de esgoto por dia.
A Top Gourmet, empresa de catering do Grupo, é a fornecedora oficial de alimentos e bebidas da Rio+20 e está utilizando material biodegradável em toda sua operação. Todos os pratos, copos e talheres são feitos de milho. Só de copos a expectativa é que as mais de 100 mil pessoas esperadas para os 11 dias de evento utilizem 1 milhão de unidades. Por serem feitos à base de milho, os copos, assim como pratos e talheres, são biodegradáveis e não agridem o meio ambiente. Com o conceito Top Sustentável, ao servir à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável a empresa também se responsabiliza pela separação do lixo da Praça de Alimentação.
GL events Services, outra empresa do Grupo, é a responsável, em consórcio com a LPR e a Premier Eventos, pelo fornecimento de toda a estrutura temporária da Rio+20. Mais nova empresa do grupo GL events Brasil, a GL services foi criada para atuar no desenvolvimento e instalação de infraestruturas e serviços para eventos (arquibancadas; tendas de mobiliário e decoração; sinalização; audiovisuais; media Center; media desks; tribuna de imprensa; refrigeração; iluminação; cabine de tradução simultânea e tradução).
Na Rio+20, serão utilizados 89.347 mil metros de carpete reciclado para acústica e revestimento do piso dos pavilhões 1,3, 4 e 5, assim como para as tendas montadas no Riocentro. Isso corresponde a 9.928 garrafas PET que deixaram de ir para lixões e foram reaproveitadas. Cada metro do carpete é produzido com nove garrafas PET.
Outra preocupação foi usar lonas e tintas ecológicas (lona Discovery-2 – 440 GSM impresso em tinta Eco Solvente marca Tech Ink e Látex marca HP) para a confecção de toda a comunicação visual da Rio+20, como painéis, módulos de parede, banners, sinalização interna de publicidade e merchandising. Após o evento, todo material será doado para a ONG Doe Seu Lixo que irá reciclá-lo para a confecção de bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros produtos.
Todo lixo produzido durante a Rio+20 será reciclado. Para isso, o Riocentro, maior centro de convenções da América Latina, firmou parcerias com uma organização não-governamental para a gestão dos resíduos sólidos do evento.
A ONG Doe Seu Lixo cuidará da gestão administrativa dos resíduos sólidos não recicláveis, resíduos orgânicos/rejeito e contaminados (como pilhas e baterias). A operação começou dia 28 de maio e será concluída em 28 de junho.
A GL events Brasil mobilizou uma equipe 1.380 pessoas para atuar durante a Rio+20 e gerir as soluções sustentáveis para atender às necessidades da Rio+20 como fornecedora oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com experiência em organização de megaeventos internacionais – como Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema – e administração de 36 espaços em 17 países, a GL events desembarcou no Brasil em 2006. Ao chegar, atuou nos Jogos Panamericanos de 2007 e venceu as licitações para fazer a gestão do Riocentro e da HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Agora, a GL events Brasil vai sediar, no Riocentro e na HSBC Arena, a Rio + 20, e o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014, no Riocentro.
Em 2006, a GL events se associou à Fagga Eventos – Fagga l GL exhibitions –, que já acumulava 40 anos de experiência no mercado nacional. Desta forma, a GL events Brasil nasceu com amplo know-how nacional e internacional. Atualmente, tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui cinco subsidiárias: a Fagga l GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques); GL services, que atua no desenvolvimento e instalação de infraestruturas e serviços para eventos; e Veredas, agência de eventos desenvolvida para ser o braço-direito das áreas de marketing dos clientes, com presença em todas as etapas do processo de realização.
A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo em cada e todo evento realizado pela GL events, no Brasil e no mundo.