Conotel 2011 abordou as principais mudanças do comportamento do consumidor na hotelaria

[Por Revista Hotéis, 09/11/2011]
Na última plenária de hoje (09/11), do 53º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, que acontece no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, foi abordado o assunto “Preparação da Hotelaria para o consumidor contemporâneo”, que teve como moderador o Presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, e contou com a participação de Júlio Ribeiro, da Talent; Ana Maria Biselli, Diretora executiva do FOHB e de Ricardo Domingues, Diretor executivo da Resorts Brasil.
Durante o painel os palestrantes explanaram sobre as principais premissas que a hotelaria necessita adotar para atender este novo tipo de consumidor, que procura serviços exclusivos e de qualidade, além de proporcionar novas experiências e fidelizar estes clientes. “Os hoteleiros tem que identificar qual é o seu público alvo (geração Y, classe A e B ou C), e como posicionar o seu empreendimento no mercado para estes hóspedes”, afirmou Omori.
Segundo Ribeiro para o hoteleiro conquistar e fidelizar o cliente vai muito além de oferecer descontos e tarifas menores, mas conhecer o que vai motivar estes hóspedes a querer voltar ao seu empreendimento. “Os hoteleiros precisam se adaptar a estas mudanças do perfil do consumidor e oferecer novos serviços através do marketing de atitude, que está intimamente ligado ao servir com qualidade e voltar a atenção ao cliente e tratá-lo bem. Para chegar a este nível de serviço a empresa precisa motivar o seu colaborador a amar a companhia e consequentemente incentivá-lo a gostar do cliente”, destacou Ribeiro.
O executivo da Talent ainda salientou que o hoteleiro que investir na cordialidade e no marketing de atitude sairá em grande vantagem no mercado de hospitalidade. “Está nova ferramenta de estratégia de marketing é a tendência para a conquista da fidelização dos clientes e ter um funcionário satisfeito dentro do empreendimento”, concluiu Ribeiro.

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