Atendimento ao turista durante Rio+20 corresponde as expectativas
[Por Mercado e Eventos, 25/06/2012]
Mais de 260 mil pessoas foram atendidas nos postos de informação, entre turistas brasileiros e estrangeiros, além de um grande número de cariocas. Foram distribuídos 140 mil Guias do Rio, 110 mil Mapas Turísticos e 190 mil folhetos Rio Legal. Todo o material foi impresso com papel proveniente de fontes responsáveis (FSC).
Além dos sete postos de atendimento ao turista, outros nove pontos foram montados de forma provisória para prestar informações e distribuir o material de divulgação da cidade, incluindo mapas e orientações gerais de interesse do turista, como meios de transporte e câmbio.
Também foram colocados 161 totens de informação em pontos estratégicos como hotéis e nos locais de evento, utilizando como base de informações o banco de dados do site Rio Guia Oficial, mantido pela Riotur. A estrutura também agradou ao público carioca, que também marcou presença nos postos em busca de informações sobre a agenda paralela de eventos da conferência.
“Buscamos estar nos mesmos locais que o turista, tornando a prestação do serviço de informações mais proativa. Consideramos que, em termos de infraestrutura, nossa missão foi cumprida com êxito e que estamos no caminho certo para os próximos eventos de grande porte que a cidade irá receber. Basta agora investir mais na qualificação do pessoal, para incrementar cada vez mais o serviço prestado ao nosso visitante” comemora Pedro Guimarães, secretário de Turismo.
Postos de informação turística temporários foram montados no Aeroporto Santos Dumont (6h às 22h), no Parque do Flamengo (altura do MAM, das 9h às 18h), no Parque dos Atletas (8h às 20h), na Quinta da Boa Vista (9h às 18h), na Lapa (das 18h às 2h), na Barra da Tijuca (orla, próximo ao Windsor Barra, das 9h às 18h) e no Forte de Copacabana – Humanidade2012 (10h às 21h), além de alguns hotéis que concentram um grande número de participantes da conferência (que atendem das 8h às 22h). No Riocentro foi montado um estande de 70m² localizado na entrada do principal pavilhão da conferência, com atendentes trilíngues.
Estes postos somaram-se aos já existentes e em funcionamento, localizados no aeroporto Tom Jobim (nos dois terminais, com funcionamento ininterrupto), na Rodoviária Novo Rio (8h às 22h), na Candelária, na orla de Copacabana (quiosque na praia na altura da Hilário de Gouvêa), no Shopping da Gávea e na Avenida Princesa Isabel (horário comercial) e que contam com um efetivo de 20 atendentes bilíngues. O serviço de informação também conta com três postos móveis e um grupo de 20 atendentes que circularam por pontos de grande fluxo turístico com a sinalização internacional “i”, indicando que estarão aptos a tirar dúvidas dos visitantes.
A Riotur contratou 50 pessoas para trabalhar no atendimento ao turista durante o período da conferência. Todos falavam ao menos dois idiomas e receberam treinamento especial para executarem o serviço. No total, 60 pontos de interesse turístico receberam o material informativo impresso produzido e distribuído pela Riotur.