Turismo do Ceará apresenta primeira fase de Plano de Marketing
[Por Hôtelier News, 16/05/2012]
Nesta terça-feira (15), Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará, apresentou as duas primeiras fases do Plano de Marketing Turístico da Setur-CE (Secretaria de Turismo do Ceará). Baseado em estudos de mercado, o plano tem como intenção definir diretrizes que nortearam o trabalho de divulgação dos destinos cearenses nos próximos dez anos, além de definir os métodos para a captação de turistas e de eventos para o Estado.
Inicialmente, além da pesquisa de mercado, o trabalho se concentrou em avaliar a atividade local e traçar comparativos com o turismo no mundo como um todo, na América Latina e no Brasil. No entanto, uma nova estratégia que buscou referências bem sucedidas em destinos e modelos turísticos nacionais e internacionais, adequados ao perfil do turismo do Estado, também foi incorporada ao desenvolvimento do projeto.
Em nota divulgada pelo site do governo cearense, Jeanine Pires, consultora do projeto e ex-presidente do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), explica a intenção deste programa. “A ideia é entender as características da demanda atual e identificar a demanda potencial dos polos cearenses contemplados neste planejamento, tendo em vista sua oferta atual e o melhor aproveitamento do seu potencial turístico”, diz.
O Plano de Marketing Turístico é elaborado por um consórcio formado pelas consultorias consultorias, e empresas de propaganda. Os trabalhos iniciaram em janeiro e têm custo previsto em licitação de R$ 928 mil, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A previsão é que o plano esteja concluído até o final deste ano.