Preparativos finais para a BNTM-2012
[Por Brasilturis, 02/05/2012]
Está praticamente tudo pronto para a BNTM-2012. O maior evento de turismo em volume de negócios chega à sua 21a. edição com a melhor das expectativas. Os organizadores da bolsa de confirmam a participação de agentes e operadores de turismo de 35 países, com 290 buyers, 114 deles da América Latina. O principal país emissor é a Argentina, com 37. Em seguida, Brasil (30), Uruguai (16), Chile (10), Peru (08), Paraguai (07), Colômbia (04) e Bolívia (02).
Também estarão presentes buyers da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: Espanha, França, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Grécia, Polônia, Áustria, Hungria, Israel, Luxemburgo, Eslováquia, Eslovênia, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Índia, Austrália, Canadá e Estados Unidos. A expectativa é para a geração de US$ 250 milhões em negócios a médio e longo prazo..
Na festa de abertura, no dia 09 (quarta-feira), no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), deverão participar secretários de Turismo dos nove estados do Nordeste, convidados e autoridades do turismo nacional. Por uma feliz coincidência, tanto o ministro Gastão Vieira como o presidente da Embratur, Flávio Dino, tem raízes pessoais e políticas no Maranhão e deverão comparecer..
O principal objetivo da BNTM é discutir estratégias para incrementar o turismo no Nordeste brasileiro com a realização de rodadas de negócios, além da troca de contatos. Todas as negociações serão realizadas no dia 10 (quinta-feira), também no Ceprama.
O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Turismo, está investindo R$ 2 milhões na realização do evento. Além dos operadores e agentes de diversos países, 140 empresários brasileiros estarão presentes. A BNTM é uma oportunidade para os nove estados nordestinos fecharem negociações além do incremento da atividade turística e do produto Nordeste em geral.
A presidente da Fundação de Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) — entidade organizadora do evento —, Danielle Novis, também secretária de turismo de Alagoas, destaca que a BNTM serve como vitrine para que os buyers estrangeiros conheçam o Nordeste. “A Região é um dos principais destinos turísticos do País. Individualmente, cada estado tem suas estratégias, suas promoções, mas precisamos fortalecer ainda mais este conceito de Região como um todo. Essa promoção tem que acontecer sem perder o tom poético de que somos um povo alegre, temos sol o ano inteiro e um povo hospitaleiro, mas também reafirmando que somos uma região em crescimento econômico, que hoje contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do País”, explica.
Para o secretário de turismo do Maranhão, Jura Filho, o evento é de extrema importância para a economia local. “A BNTM contribuirá para o fomento da atividade turística no Estado, principalmente de novos e futuros negócios, geração de empregos temporários, além da divulgação direta dos atrativos naturais e culturais e equipamentos turísticos do Maranhão”.
Em São Luis os preparativos finais estão sendo agilizados com toda a estrutura devendo ser completada durante esta semana. O Ceprama, local do evento, está passando por ampla reforma e adaptação.