Foz do Iguaçu é anunciada oficialmente como sede dos X Games
[Por Mercado e Eventos, 02/05/2012]
Foz do Iguaçu será palco dos X Games em 2013, 2014 e 2015. A cidade foi oficializada como uma das sedes da competição durante um evento realizado na manhã da última terça-feira, 01/05, no Capitão Bar. A cerimônia reuniu representantes do turismo, políticos e profissionais de imprensa.
Criado em 1995, nos Estados Unidos, o X Games é considerado a olimpíada de esportes radicais. Este ano foi ampliado para outros cantos do mundo. Pesaram a favor das cidades escolhidas para sediar uma etapa do torneio nos próximos três anos a infraestrutura, as particularidades do local e o compromisso de patrocínio do poder público e da iniciativa privada.
A Terra das Cataratas disputou uma fase da competição com outras importantes cidades do mundo, como Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro. Ao todo nove cidades chegaram ao final da disputa que se iniciou em julho do ano passado com 40 cidades de 21 países.
Além de Foz do Iguaçu, Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha) serão as novas cidades que receberão os X Games Global. As três se juntarão as conhecidas Los Angeles, Aspen e Tignes para formar os X Games Global. Aspen e Tignes sediam os esportes de inverno; enquanto as demais os esportes de verão.
O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi destacou a conquista do município com um discurso. “É um passo grande que os americanos estão dando. Eles sabem que o radical é em Foz do Iguaçu. Para ser diferente, eles tinham que nos escolher”, comemorou o deputado.
Marcelo Doria, presidente da BSP (Brunoro Sport Business), atribuiu o resultado às belezas da cidade e à sinergia entre os agentes do município e o comitê organizador da ESPN. “A principio teremos prova no Parque Nacional do Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu, na Itaipu Binacional e em frente ao Centro Internacional de Convenções”, completou.
Doria disse ainda que existe a possibilidade de ser realizada alguma modalidade aquática para aproveitar o potencial dos rios Iguaçu e Paraná, além do Lago de Itaipu. “Isso está em estudo, talvez uma prova de wakeboard (um tipo de prancha puxada por uma lancha)”, disse.
Para Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu, o X Games deve consagrar a região como destino mundial de ecoaventura e de esportes radicais. “Coloca a nossa cidade num patamar elevado. É uma conquista histórica. Já temos o rafating, canoagem, a vela, o motocross, as corridas de rua, entre tantas outras competições esportivas”, avaliou.