Rio Grande do Sul valida seu Plano Diretor do Turismo
[Por Mercado e Eventos, 20/04/2012]
Na tarde desta quinta-feira, dia 19, o Fórum Estadual do Turismo validou por unanimidade o Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul, que integra o Plano Diretor do Turismo elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur). Entre outras ações, o plano apresenta os cinco desafios apontados pela Setur para o desenvolvimento do setor até 2015: implantar o sistema de gestão do turismo no RS, preparar o Estado para captar e realizar eventos; aumentar a competitividade das regiões turísticas, posicionar o produto turístico gaúcho no mercado nacional e internacional e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação na iniciativa privada.
De acordo com a titular da Setur, Abgail Pereira, o Plano é o resultado do trabalho realizado em 2011. “Depois da nossa Conferência Estadual do Turismo, no final do ano passado, passamos por um período de planejamento a partir do que foi validado naquela ocasião. Em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) conseguimos reunir as proposições levantadas e traduzimos no que hoje definimos como o Plano Diretor do Turismo em que o Plano de Desenvolvimento Turístico está inserido, assim como o Plano de Marketing, que será apresentado até o final deste semestre”, afirma.
A secretária destacou que a apresentação do plano ocorre em um momento especial pelo qual passa o setor. “Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo cresceu no mundo 4,5%, enquanto que a América do Sul apresentou um crescimento de cerca de 15%. Temos que tirar proveito dessa janela de oportunidades que se abre para alavancarmos o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, avalia.
Coube ao secretário-adjunto da Setur, Márcio Cabral, fazer a apresentação do Plano de Desenvolvimento ao Fórum, que conta com a participação de representantes de todas as regiões turísticas do Rio Grande Sul. Cabral enalteceu o trabalho realizado por eles. “Tivemos um grande exemplo de mobilização na realização das conferências regionais e na nossa Conferência, que foi um marco para a política do turismo de todo o país. Retomamos essa discussão nesta tarde dentro do Plano Diretor do Turismo, cuja primeira parte está sendo entregue hoje a todos. Vamos validar essa proposta para abrir de forma decisiva a sua execução. Esse será o ponto de partida para um novo turismo no Rio Estado”, acredita.
Lançamento oficial – O Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul está estruturado na análise da situação atual do turismo, nos cenários que se apresentam a partir dela e nos eixos estratégicos, desafios, projetos e metas do setor. “Ele busca se relacionar com o desenvolvimento econômico e social do Estado. São as ações da vida real que precisamos definir para que todas as regiões gaúchas se desenvolvam de uma maneira homogênea. São 23 regiões que formam esse mosaico que queremos mostrar para o Brasil e para o mundo”, ressalta Cabral.
O próximo passo da Setur é fazer o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul no dia 23 de maio, às 14h, no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro, representantes do trade e da sociedade gaúcha.