Prêmio VIHP acontecerá em março
[Por Revista Hotéis, 09/03/2012]
O site Hôtelier News e a QI Profissional promovem no dia 26 de março no Terraço Itália, em São Paulo a segunda edição do Prêmio VIHP – Very Important Hotel Professional. Criado pelo Hôtelier News e pela QI Profissional, a iniciativa tem como objetivo reconhecer os melhores profissionais em posição de liderança no mercado hoteleiro nacional. Conta com apoio institucional de sete importantes entidades do setor: FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, ABG – Associação Brasileira de Governantas, Resort Brasil – Associação Brasileira de Resorts, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, SPCVB – São Paulo Convention & Visitors Bureau, Abracohr – Associação Brasileira dos Compradores de Hotéis e Restaurantes, FBHR – Federação Brasileira de Hotéis e Restaurantes, além do Terraço Itália, espaço onde acontece a cerimônia de premiação.
Segundo Peter Kutuchian, publisher do Hôtelier News, o capital humano é essencial na hotelaria, não sendo suficiente apenas oferecer um empreendimento moderno, com os melhores equipamentos, se não há um colaborador atendendo, liderando e assumindo o compromisso pela hospitalidade. Ele destaca que o Prêmio VIHP é um incentivo a todos os profissionais, principalmente hoteleiros e empresários, donos des meios de hospedagem. “Capacitem, treinem e incentivem. O retorno, além de ser garantido, promove a evolução do ser humano, e isso é o legado que cada um pode deixar para gerações futuras”, diz Kutuchian.
De mesma opinião é Ricardo Domingues, Diretor executivo da Associação Brasileira de Resorts. “A segunda edição do Prêmio VIHP mostra a importância que o segmento hoteleiro vem conquistando no mercado brasileiro. O conceito do hoteleiro votar em outro hoteleiro valoriza ainda mais cada voto. Estou otimista, pois a cada ano novos profissionais têm seu trabalho reconhecido para além de suas fronteiras regionais”, frisa Domingues.
A Diretora executiva do FOHB, Ana Maria Biselli, considera o prêmio fundamental. “Prestigiar os talentos do setor é um estímulo para que os profissionais se aperfeiçoem permanentemente, tanto na execução de suas tarefas quanto em sua formação, impulsionando assim a carreira na hotelaria”, comenta Ana Maria.
O Diretor de Recursos Humanos do grupo Posadas, Carlos Fabbris, vencedor da primeira edição do prêmio na categoria Gerência de RH, considera a conquista uma experiência inesquecível e de grande consequência profissional. “Em primeiro lugar, é o mercado dizendo que seu trabalho é correto, siga em frente! Em segundo, é o reconhecimento de seus pares por tudo aquilo que você já ofereceu para as empresas com as quais trabalhou, trabalha e para aqueles com quem se relaciona neste nosso maravilhoso mundo hoteleiro”, destaca Fabbris.
As Categorias do prêmio
O Prêmio VIHP conta com 16 categorias (veja a lista abaixo), todas de nível gerencial, que abrangem as principais áreas como Gerência de Hospedagem e Gerência de Recepção e também nas diferentes categorias dos meios de hospedagem como Gerência Geral de Resort, Gerência Geral Hotel – Luxo e Gerência Geral de Hotel Econômico.
De acordo com Márcio Moraes, Gerente de Carreira da QI, não importa se o hotel é grande ou pequeno, de categoria luxo ou econômica, há uma necessidade básica: qualificar profissionais e empresários. “Não há como uma empresa crescer sem lideranças competentes. São necessários profissionais qualificados que sirvam como referenciais para aqueles que chegam e para outros na fase de desenvolvimento, ambos necessitam ter ‘espelhos’ para progredir. Esse é um dos objetivos do Prêmio VIHP: divulgar esses referenciais do mercado de hospitalidade”, explica Moraes.
As categorias da premiação são:
1. Gerência Geral Resort
2. Gerência Geral Hotel – Luxo
3. Gerência Geral Hotel – Upscale
4. Gerência Geral Hotel – Midscale
5. Gerência Geral Hotel – Economy
6. Gerência Administrativa/Financeira
7. Gerência de Alimentos & Bebidas
8. Gerência de Eventos
9. Gerência de Governança
10. Gerência de Hospedagem
11. Gerência de Lazer – Entretenimento – Bem Estar
12. Gerência de Manutenção
13. Gerência de Marketing
14. Gerência de Vendas
15. Gerência de Recursos Humanos
16. Gerência de Recepção