Embratur desenvolve ferramenta inédita para promover o Brasil
[Por Brasilturis, 19/03/2012]
A Embratur acaba de desenvolver um aplicativo para iPhone, que permite assistir vídeos com atrativos turísticos do Brasil em 360 graus. Com a nova ferramenta, o turista pode vivenciar uma experiência única: interagir com as imagens, como se estivesse visitando o próprio destino e direcionando a câmera para os locais de interesse.
Os vídeos em 360º graus estão disponibilizados no site www.braziltour.com/360, onde o internauta pode vivenciar uma experiência única: interagir com as imagens, como se estivesse visitando o próprio destino e direcionando a câmera para os locais de interesse.
De acordo com diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, o Instituto tem buscado o que existe de mais moderno para promover os destinos turísticos do Brasil no exterior. “As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, que hoje é a principal fonte de informação do turista que decide visitar o Brasil”. O dado é um dos resultados da Pesquisa da Demanda Turística Internacional de 2010, segundo a qual 30,9% dos estrangeiros que viajam ao Brasil organizam sua viagem pela internet. Dentre os que consultam a rede mundial, os itens mais procurados são transportes internacionais, hospedagem e passeios.
A nova ferramenta possibilita a visualização de imagens panorâmicas dos principais atrativos turísticos das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014. Para passear por esses destinos e se sentir como se estivesse no Brasil, o turista estrangeiro precisa instalar o aplicativo “Brasil 360 graus”, disponível na App Store. Uma vez finalizado o download, o usuário deve posicionar o iPhone na direção da marca Brasil presente nos anúncios publicitários da campanha “O Brasil te chama” no exterior. A imagem da marca irá funcionar como uma espécie de senha que dará acesso ao vídeo.
O aplicativo dos vídeos em 360 graus possui uma funcionalidade que permite ao usuário mudar a direção das imagens conforme a movimentação do celular, sem precisar clicar na tela. Ao final da “viagem”, o público poderá compartilhar essa experiência nas redes sociais da Embratur e conhecer outras pessoas que também assistiram ao vídeo.
O diretor da Embratur explica que até o momento foram produzidos vídeos de cinco cidades-sede (Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Cuiabá e Curitiba), incluindo seus arredores com potencial turístico. “A intenção da Embratur é incentivar o turista estrangeiro a conhecer mais destinos além daqueles onde os jogos serão realizados”, finalizou Pedroso.