Meta do turismo é ver o Brasil em 3º no mundo
[Por MTur, 08/02/2012]
São Paulo (SP) – O secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, disse hoje (8), em São Paulo, que o ministério está trabalhando para que o Brasil se posicione, em 10 anos, como a terceira economia de turismo do mundo. Em discurso na abertura 18º Workshop & Trade Show CVC, um dos principais eventos privados de turismo do país, ele disse que “transformação” é a palavra de ordem do Plano Nacional de Turismo (2012/15).
“O MTur vem trabalhando, sob a liderança do ministro Gastão Vieira, para colocar o turismo como prioridade na agenda do governo federal. Queremos ser competitivos, queremos saber quais são os gargalos do setor e enfrentá-los efetivamente”, disse Valdir Simão, para uma platéia compostas pelas maiores empresas do setor de turismo do país. Simão ressaltou a importância da união entre iniciativa pública e privada para que o turismo brasileiro alcance o estágio de desenvolvimento pretendido por todos.
Segundo dados do ‘World Travel & Tourism Council’ (WTTC), hoje o Brasil é a sexta economia de turismo do mundo. As projeções deste forum para líderes de negócios na indústria de viagens e turismo são de que esse número se manterá nos próximos anos, mas as estimativas são de que o secretário executivo do Ministério do Turismo tem razão, e que o Brasil pode saltar para o terceiro lugar neste ranking.
Ao dar as boas vindas aos presentes no Workshop CVC, o presidente da operadora, Francisco Campos, disse que a classe média já incorporou o turismo em sua cesta de consumo. E que o setor alcançou maturidade, ocupando espaço na economia como gerador de empregos, oportunidades e desenvolvimento.
Depois da cerimônia de abertura, da qual participaram autoridades, profissionais e representantes de entidades da cadeia produtiva do turismo, foi cortada a fita e aberto os portões para os mais de 580 estandes. Os executivos da CVC, Xico Campos e Guilherme Paulus, percorreram a feira em companhia do secretário executivo do MTur, que representa o ministro Gastão Vieira no evento, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o secretário de Turismo de São Paulo, Márcio França, entre outros.
O Workshop CVC, que prossegue até a quinta-feira (9), vai concentrar 700 expositores nacionais e de outros 20 países no Expo Center Norte. E deve atrair, segundo estimativa dos organizadores, 12 mil agentes de viagens, público-alvo do evento.