Governador anuncia Centro de Eventos e fala sobre "The Amo"

[Por Cidade Verde, 16/08/2013]
O governador Wilson Martins (PSB) concedeu entrevista ao repórter Elivaldo Barbosa no Parque Nova Potycabana onde falou da sua relação com a cidade de Teresina que completa neste dia 16 de agosto 161 anos. O gestor falou de seu amor pelo município que é parte de sua história e anunciou a construção do novo “grande Centro de Eventos”.
“Eu vim do sertão do Piauí e a minha cidade não tinha ginásio. O Científico, Ensino Médio daquela época, que ficava mais próximo estava em Oeiras. A convite de um tio vim para Teresina. Cheguei aqui com onze anos para concluir o meu primário. Vi Teresina nascer com suas avenidas e praças. A praça Saraiva, em especial me encantou, porque tinha uma iluminação muito bonita e ficava em frente ao colégio onde eu estudava, o Diocesano”, relembra o governador que hoje tem 60 anos.
Wilson Martins diz ainda que circulava bastante por toda a cidade das décadas de 1960 a 1980, sobretudo quando cursava medicina na Universidade Federal do Piauí. “Teresina é uma cidade que eu amo e tenho carinho especial”, afirma
Projetos
Entre as políticas implantadas em sua gestão, Wilson destaca os investimentos em educação, como a implantação de escolas em tempo integral; modernização de hospitais; políticas públicas como o combate às drogas; ampliação do Ceir e investimentos em mobilidade urbana.
“Há mais de 40 anos não se tem essa preocupação com a mobilidade urbana. Desde a construção do Rodoanel que vai tirar mais de 5 mil veículos do centro da cidade à construção de avenidas e pontes. A nova ponte Juscelino Kubitscheck vai permitir três pistas de rolamento em cada um dos sentidos na avenida Frei Serafim e uma via segura para pedestres e ciclistas. Por isso precisamos planejar um viaduto grande na Nossa Senhora de Fátima porque o trânsito fica estrangulado e outro no balão do São Cristóvão na avenida Kennedy. A duplicação das duas BRs 343 e 316 começam na próxima semana como presente a Teresina”, elencou.
Eventos
Segundo o governador, Teresina se firma com polos importantes na saúde, educação, advocacia, contabilidade, comércio e serviços o que gera uma demanda nesta área e também no turismo de eventos. “Criamos uma empresa para a gestão de portos secos e o primeiro será implantado em Teresina. Acho que vai fomentar uma parte importante de Teresina, na vocação de Teresina para os negócios, comércio e indústria”, declarou.
O Turismo será impulsionado pelo novo Centro de Eventos de Teresina, que será construído próximo ao Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. “Estamos lançando o edital para a construção do grande centro que irá funcionar para os congressos, feiras e negócios”, informa.
A obra está estimada em R$ 51,8 milhões, oriundos de recursos do Governo do Estado, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério do Turismo. O centro será construído em área ampla, com mais de 40 mil metros quadrados. O Centro de Eventos terá um auditório principal com 1.400 lugares e mais quatro auditórios de suporte com 150 lugares cada, que podem se converter em dois espaços para acomodar 300 pessoas. O espaço terá ainda uma área coberta onde será possível realizar feiras, congressos, eventos esportivos ou sociais. O auditório principal será reversível e pode ser direcionado tanto para a área interna, quanto para externa. O local também poderá ser aproveitado para a realização de shows, com capacidade para receber de 30 a 40 mil pessoas. O prazo de execução da obra é de um ano.
Nova Potycabana
Wilson Martins declarou que está bastante feliz por ter concluído a obra da Nova Potycabana. “A Nova Potycabana não só ficou bela e pujante como retrata o sentimento das pessoas de todas as idades. Já cumprimentei vários amigos onde vêm os pais e os avós. Pessoas de várias idades. É uma unanimidade. Pensamos nesta obra desde o primeiro dia do meu governo em janeiro de 2011. Passamos o tempo planejando. Ficou magnífica. Tem arte, música, que apresentamos como um presente para os piauienses”, pontua.
Logo THE AMO
O governador acrescenta que a campanha THE AMO nasceu da inspiração do amor dos piauienses com a sua capital. “O (coordenador de comunicação) Fenelon Rocha, chegou com essa ideia. Eu senti um frio na barriga e disse ‘que maravilha!’. Isso representa simbolicamente e objetivamente o sentimento do povo do Piauí por Teresina. É uma marca que faz parte hoje da marca história do povo e da nossa gente”, afirmou.
Futuro
Wilson deixou ainda uma mensagem para a capital: “Teresina é uma garota que, se comparada com as históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, não deixa nada a desejar. Mas precisa que não percamos o sentimento de construí-la e acompanhar suas necessidades. É preciso sonhar sempre. Pretendemos implantar um dos maiores projetos de mobilidade urbana com o Ministério do Planejamento, modernizar o metrô, ampliar as linhas, para que possamos no futuro ver uma Teresina muito mais bonita, pujante e melhor para se viver”, finalizou.