Convênio de parceria capacitará frentistas para a Copa de 2014
[Por PBAgora, 17/01/2012]
A Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), a Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo no Estado de São Paulo e os Ministérios do Trabalho e do Esporte, estão discutindo a formatação de um projeto que possa capacitar trabalhadores de postos de combustíveis da Cidade, para que a categoria tenha todas as condições de atender – principalmente – o contingente de turistas que por lá ‘aportará durante os jogos da Copa de 2014.
Segundo o presidente da Fenepospetro, Antônio Porcino Sobrinho, o projeto capacitará, numa primeira etapa, cerca de 7.500 trabalhadores, e já entrará em execução a partir deste primeiro semestre de 2012, com duração estipulada em três meses.
Aos inscritos, serão ministradas aulas de cidadania, noções de turismo (pontos turísticos da cidade, bares, restaurantes, hotéis, entre outros) e noções dos idiomas de inglês e espanhol. Os frentistas-alunos que concluírem o curso receberão certificados emitidos pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).
Como informa Porcino – como é mais conhecido o sindicalista -, esse acordo (inicial) foi formulado pelos trabalhadores do setor em recente reunião com o executivo Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, secretário municipal de Articulação para a Copa do Mundo (SP). Segundo ele, um novo encontro será marcado, para breve, no que serão maturadas todas as propostas e idéias das partes envolvidas no projeto.
“Queremos oficializar o frentista como uma fonte de informação para as pessoas que visitarem São Paulo”, salienta Porcino, acrescentando que a idéia da Fenepospetro é a de continuar com o projeto de formação depois da realização da Copa do Mundo, não só em São Paulo, como também em outras capitais brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre, que também sediarão jogos da Copa do Mundo 2014.
Celebração de amizade – Os empresários que participarem desse projeto, ainda segundo o presidente da Fenepospetro, terão, em seus estabelecimentos, a aposição da placa “Posto Amigo do Turista”, num gesto simbólico de celebração de amizade entre os visitantes do Exterior e os trabalhadores das redes de postos de revenda de combustíveis e outros derivados do petróleo, naquela que é a principal megalópole brasileira, a Capital do Estado de São Paulo.