Estudo reforça vitalidade do turismo interno
[Por Revista Hotéis, 01/12/2011]
Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, no último mês de novembro, em sete cidades brasileiras, mostra que o turismo interno deve permanecer aquecido nos próximos seis meses. Entre os 35,5% dos entrevistados que pretendem viajar até maio, mais de 76% tem intenção em visitar algum destino brasileiro, enquanto 19,4% querem ir para outros países.
Já a Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor, realizada mensalmente pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, indica também que o Nordeste continua sendo o destino preferido dos brasileiros. Mais de 48% dos entrevistados pretendem viajar para os estados da região. O avião é o meio de transporte preferido de 53,7%, seguido pelo automóvel com 28,2%.
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos pretensos viajantes (51,4%) utilizará os serviços de hotéis e outros meios de hospedagem. Outros 32,3% ficarão em casa de parentes e amigos. O maior percentual apurado no levantamento, de 89,6%, é o de pessoas que deverão viajar acompanhadas. Foram ouvidas duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.