Recife CVB completa dez anos e faz balanço de suas ações
[Por Mercado e Eventos, 28/11/2011]
O Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) está completando dez anos de atividade. Para celebrar a data, a entidade fez um balanço das suas ações e resultados desde a fundação. Ao lado dos governos Municipal, Estadual e Federal, o RCVB atuou no apoio, captação e promoção de aproximadamente 700 feiras e congressos, que atraíram para o estado um público superior a 1,7 milhão de visitantes, gerando um impacto de R$ 3 bilhões na economia pernambucana.
“A capital pernambucana amargou um longo momento caracterizado pela estagnação da quantidade de leitos, restrição financeira para modernização das unidades habitacionais e estabelecimentos sendo fechados para dar lugar a prédios residenciais. Celebramos hoje os resultados que reposicionaram Pernambuco como um forte destino para lazer, eventos e negócios no Brasil”, disse Paulo Menezes, presidente do RCVB.
Segundo a entidade, esses visitantes geraram mais de 4 milhões de diárias nos equipamentos hoteleiros da região. “A hotelaria pernambucana desfruta hoje de uma condição favorável entre os estados brasileiros, que é uma demanda crescente e contínua de visitantes. Um reflexo disso é que há pelo menos dois anos trabalhamos com uma ocupação média anual girando acima dos 85%”, contou José Otávio de Meira Lins, ex-presidente da entidade (2007-2011). “Esta mudança de cenário possibilitou investimentos na modernização dos equipamentos hoteleiros e na construção de novos leitos, não mirando apenas a Copa do Mundo, mas sim na realidade vivenciada hoje no estado, que ditou a necessidade de ampliarmos a nossa infraestrutura”, complementou Danilo Pedrosa, presidente da entidade entre 2001 e 2005.
Para José Ozanir Castilhos, presidente do RCVB entre 2005 e 2007, as ações promovidas pela entidade colaboraram para a realização de eventos nos Centros de Convenções do estado. “Olhando as estatísticas, podemos verificar também o crescimento da taxa de ocupação, das diárias geradas e do gasto médio do congressista dentro do nosso Estado. Anualmente os dados são apurados e o crescimento é constante, consistente”, avaliou.
Ainda de acordo com a entidade, as ações promovidas contribuíram para geração de aproximadamente R$35 milhões em mídia espontânea para Pernambuco em veículos locais, nacionais e internacionais, montante superior a todo o investimento realizado pela entidade em ações em parceria com os setores público e privado no período de 2001 a 2011.