OMT, BID e CE vão debater turismo e economia

[Por Panrotas, 17/11/2011]
A conferência “O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional”, a ser realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo governo do Ceará e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Ministério do Turismo e do Banco do Nordeste (BNB), será uma oportunidade de avaliar o turismo como uma atividade de incentivo e fomento das economias locais.
Em um dos blocos temáticos, o encontro abordará como o setor alavanca outros setores econômicos gerando emprego e renda para a economia local por meio do envolvimento de micro e pequenas empresas.
Na ocasião, a vice-ministra de Turismo do Peru, Claudia Cornejo Mohme, mostrará casos da inserção de artesãos na cadeia produtiva do turismo e como este fato melhorou a economia destes microprodutores. Claudia relatará como os agricultores locais podem se beneficiar do turismo fornecendo os seus produtos diretamente aos restaurantes, analisando como estes estão organizados no contexto da Ruta Moche do Peru.
Já o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Jurandir Santiago, falará a experiência desta entidade como financiadora do turismo nordestino, destacando as lições aprendidas para maximizar a contribuição de um banco regional para impulsionar o desenvolvimento do setor turístico e, por este meio, o resto da economia local.
A conferência abordará também inclusão social, integração regional, megaeventos esportivos, e o patrimônio natural e cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *