Empresários do ramo hoteleiro discutem ISO

[Por Mercado e Eventos, 19/10/2011]
A criação de um ISO de sustentabilidade para os hotéis. A proposta da Turquia para que todos os estabelecimentos estejam cada vez mais preparados ambientalmente. Pensando nisso, empresários do setor reuniram-se nesta quarta, dia 19, na Abav, para discutir o assunto.
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o Brasil já possui uma norma da ABN NBR 401, que já possui quase cinco anos e é mais completa do que a proposta feita pela Turquia.
“A idéia partiu de uma reunião da International Organization for Standardization (ISO), na Espanha. Por isso estamos reunidos para entrar num consenso e ver ser a nossa norma é mais avançada ou não. Com o resultado daqui, vamos apresentar na próxima reunião que acontecerá na Turquia”, diz.
De acordo com Alexandre Sampaio, a proposta não entrou em votação porque teve muitos pontos discutíveis. ”Em novembro vamos apresentar a nossa que é muito mais completa. Seria um retrossesso caso a idéia da Turquia seja aprovada. Por exemplo, nossa norma em Turismo de Aventura é a melhor.”
Mesmo discurso tem o consultor Alexandre Garrido, para ele norma brasileira é mais abrangente já que foi discutida exaustivamente com diversas ONGs preocupadas com o assunto. “Eles estão preocupados com os impactos ambientais, mas a nossa norma tem três fatores: ambiental, socioeconômica e sociocultural.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *