Rio CVB recebe Título de Utilidade Pública

[Por Revista Eventos, 28/07/2016]
Na manhã desta quarta-feira (27), o Rio Convention & Visitors Bureau recebeu, das mãos do deputado Pedro Fernandes, o título de Utilidade Pública. Um café da manhã, realizado na sede do Rio CVB, celebrou o marco e foi prestigiado pelas entidades parceiras ABIH-RJ e Secretaria de Estado de Turismo.
O título de Utilidade Pública é o reconhecimento da União, dos Estados e dos Municípios aos relevantes serviços prestados à sociedade. Como Fundação sem fins lucrativos, o Rio CVB atua no fomento ao turismo receptivo na capital fluminense comprometido em gerar resultados para os setores ali representados, incluindo companhias aéreas, promotores e organizadores de eventos, agências de viagens, hotelaria, shoppings centers, entre outros. Além da promoção do destino, o Rio CVB atua, ainda, como órgão de apoio e dinamização junto aos promotores, associações, empresas e corporações interessadas em promover grandes e médios eventos no Rio de Janeiro.
“Apesar de estarmos dedicados prioritariamente à capital, temos consciência de que somos a porta de entrada no estado e que, por isso, os frutos dessa dedicação geram impacto também no interior fluminense. O título de Utilidade Pública concedido pelo Governo do Estado só chancela o excelente trabalho que o Rio CVB vem fazendo no turismo receptivo”, comemorou o presidente do convention, Alfredo Lopes.
O empresário também agradeceu o apoio do deputado na conquista do título: “Ficamos honrados em recebê-lo das mãos do mais jovem parlamentar do país a ocupar um assento na mesa diretora de uma casa legislativa, com uma história familiar tão dedicada à vida política. O deputado Pedro Fernandes conduziu todo o processo e certamente não alcançaríamos esse êxito sem o seu empenho”.
Durante a entrega do título, o deputado destacou a importância da união dos representantes da cadeia turística carioca para que, juntos, reúnam informações sobre os tributos gerados pelo setor para que sejam apresentadas aos parlamentares e ao Governo.
“Sabemos o valor do turismo para a economia da cidade e precisamos iniciar uma conversa para que o Governo Estadual priorize o investimento nesta área, reformulando leis, dando incentivos e apoiando o empresariado. Hoje, o turismo da capital fluminense conta com o maior ISS do estado, sem falar na geração de empregos. É extremante necessário darmos prioridade a este segmento, que deveria ser considerado o maior polo de desenvolvimento do Rio de Janeiro”.
O secretário de Turismo Estadual, Nilo Sérgio Félix, reforçando o apelo do deputado, frisou sobre a necessidade de concessão de incentivos fiscais por meio da criação do ICMS do turismo.
“A exemplo do que acontece com as pastas do Esporte e da Cultura, que recebem 0,25% de recursos financeiros do Governo, avalio ser de suma necessidade a criação deste incentivo ao segmento, para que possamos continuar investindo na promoção turística de todo o estado”.