Fortur discute ações para o desenvolvimento do turismo em Sergipe

[Por Faxaju, 09/09/2011]
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) promoveram mais uma reunião do Fórum de Turismo de Sergipe (Fortur/SE), na manhã desta sexta-feira, 09.09, no Celi Praia Hotel. Durante a 19ª reunião ordinária do Fortur/SE, vários temas relacionados ao turismo foram debatidos entre os participantes, a exemplo da criação da frente parlamentar do turismo, segurança pública na área turística de Sergipe, além da implementação do projeto de sinalização turística de Aracaju.
O secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, na abertura do evento, destacou a importância do setor turístico para a economia do estado. Segundo o secretário, somente este ano foram gerados 1082 empregos diretos no setor em Sergipe. “Com esses dados podemos pleitear, junto ao Governo do Estado, a melhoria dos equipamentos turísticos de Sergipe. E esses empregos influem diretamente na vida das famílias que se beneficiaram com o desenvolvimento do turismo em nosso estado”, disse.
Já o deputado federal, Valadares Filho, que falou sobre a criação da Frente Parlamentar do Turismo, enfatizou a importância da participação dos parlamentares neste setor. “Temos que nos envolver neste setor que gera milhares de empregos no país, além disso, precisamos lutar para a recriação da Frente Parlamentar em virtude da chegada dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai receber até 2016. Temos que estar preparados para receber bem a demanda que virá ao país devido a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, disse. Valadares Filho, que é vice-presidente da Comissão do Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, destacou também as emendas parlamentares que serão colocadas para o desenvolvimento do turismo de Sergipe na Câmara Federal.
Em relação implementação do projeto de sinalização turística de Aracaju, um dos temas discutidos durante o 19ª Fortur, a representante da SMTT, Sheila Thereza, informou que já foram implantadas quase 200 placas de sinalização na capital sergipana, referente a três etapas do convênio do Ministério do Turismo. “Buscamos ainda parceria com o Governo para implantarmos mais 59 placas, que contemplará a Zona Norte de Aracaju, além de complementar a sinalização de outros bairros da capital”, informou.
Já em relação a segurança dos equipamentos turísticos da capital, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que com a diminuição da área de atuação por parte dos policiais na Orla de Atalaia, um dos principais pontos turísticos da capital, houve também redução da criminalidade na região. “Isso também se deve a chegada de novos equipamentos de fiscalização, a exemplo de câmaras de segurança instaladas durante toda extensão da Orla, como também de quadriciclos que foram obtidos através da Setur”, disse a delegada Nalile Castro. Durante o Fortur, também foi informado que integrantes da quadrilha que estava assaltando restaurantes e bares de Aracaju foram presos na manhã de hoje.
Participantes
Diversas entidades que tem relação com o turismo em Sergipe participaram da 19ª reunião do Fortur, a exemplo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Aracaju Convention Bureau (AC&VB), Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), Associação Brasileira de Viagem (ABAV/SE), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Banco do Nordeste (BNB), Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (ABLA/SE), Associação Brasileira dos Organizadores de Eventos e Convenções (ABEOC/SE), Sebrae, Senac, Banese, como também as prefeituras de Estância e São Cristóvão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *