Feira de cosméticos deve movimentar R$ 388 milhões em São Paulo
[Por DCI, 09/09/2011]
O negócio de serviços para beleza no Brasil vai crescendo a passos largos, as previsões são tão positivas que, de olho em uma fatia de R$ 22,7 bilhões que o setor movimenta anualmente, a 7ª edição da Beauty Fair, traz os maiores players do mercado que deverão movimentar R$ 388 milhões em negócios envolvendo fabricantes e lojistas, o que representa uma alta de 15% ante aos R$ 329 gerados em 2010. Realizado no Centro de Exposições e Convenções da Expo Center Norte, na capital paulista, a feira começa amanhã (10) e segue até terça-feira (13), com expectativa de circular até 130 mil visitantes no evento.
Em relevância mundial, a feira fica atrás somente da italiana Cosmoprof Bolonha, e da chinesa Cosmoprof Xangai. Ao todo deverão estar presentes no evento paulistano cerca de 400 expositores, representando 900 marcas. A expectativa é de que mais de 400 produtos sejam lançados nos próximos dias. “A mudança mais relevante da feira nestes sete anos foi no aumento de eventos com conteúdo educacional. Houve uma necessidade ao longo deste tempo de quebrar o paradigma de que as profissões ligadas à beleza são ‘bicos’, para tanto, o profissional precisa de atualização e reciclagem”, diz a diretora geral da Beauty Fair, Luciane Beltran.
Além da apresentação de novos produtos, a feira trará workshops, seminários e congressos. Destes eventos, três apresentações são das mais aguardadas, são as apresentações de cabeleireiros de três importantes academias internacionais, sendo duas de Londres e uma da Espanha.
“O profissional brasileiro paga muito caro para fazer estes cursos lá fora. Neste ano invertemos e oferecemos a oportunidade de fazer os cursos aqui”, conta Beltran. A expectativa quanto as apresentações são grandes, a ponto de todos os ingressos, para o curso prático, o seminário e o show, esgotarem antecipadamente. Cada um custava R$ 790.
Turismo de negócios
Uma feira deste porte na cidade de São Paulo, também fomenta para que a capital paulista se posicione cada vez mais forte no segmento de cosméticos. Nos últimos 15 anos o Brasil deteve uma média de crescimento anual no ritmo de 10,5%, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec). A comercialização destes produtos saltou de R$ 4,9 bilhões, em 1996, para R$ 27,3 bilhões, detectados em 2010.
Dentre esta realidade, abre-se uma perspectiva para que haja um turismo de negócios, em São Paulo, voltado ao segmento. O Brasil é o terceiro país do mundo que mais vende produtos voltados as mulheres, atrás dos Estados Unidos e Japão, enquanto para os homens, o País se posiciona em segundo lugar, atrás somente dos EUA.
Este fenômeno poderá ser observado na feira, que terão ao menos 38 marcas internacionais representadas. Dos 130 mil visitantes que deverão passar pela feira, 10 mil serão estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, México, Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, China, Coreia do Sul, além de todos os países da América do Sul.
Beleza masculina
Apesar dos bons indicadores quanto ao comércio de produtos de beleza pelos homens, a feira impressiona com o baixo número de novidades ao público masculino. Dentre os mais de 400 lançamentos, pouco menos de dez serão dedicados ao gênero.
“O metrossexualismo ainda não entra muito nos lançamentos], porque não percebemos um mercado muito grande. O homem compra um produto pela versatilidade, diferente da mulher que o compra apenas por ser um lançamento”, diz a diretora.
De acordo com dados da Nielsen, empresa dedicada a pesquisa de mercado junto ao consumidor, somente no primeiro trimestre deste ano, os homens movimentaram R$ 4,77 bilhões com a compra de produtos que visam o cuidado com o corpo. Dentre eles, shampoos, desodorantes lâminas de barbear, hidrantes capilar e tinturas foram os mais comercializados.
Serviço:
Beauty Fair – Expo Center Norte, à Rua José Bernardo Pinto, 333, zona norte, São Paulo (SP). De 10 a 13 de setembro. Ingresso: R$ 45. Informações: (11) 3373-4633.