Novo terminal marítimo de Recife deve levar 100 mil turistas ao destino

[Por Brasilturis, 14/10/2013]
No último domingo, dia 13, cerca de 1,2 mil turistas italianos e franceses desembarcaram no Recife dando início à temporada de cruzeiros 2013/2014. Além disso, a chegada do navio Costa NeoRomantica marcou ainda o início da operação do novo Terminal Marítimo de Passageiros do Recife. Durante a temporada que segue até abril de 2014, o destino espera receber cerca de 60 navios na capital pernambucana com aproximadamente 100 mil turistas.
O Terminal de Passageiros ocupa uma área total de 23,4 mil m², e conta com salas de embarque e desembarque, espaços para os órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de check-in operados pelas agências de viagens, café, lojas e casa de câmbio, distribuídos em seus 7,9 mil m² de área construída.
Enquanto a licitação do operador portuário não é finalizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), toda a operação e receptivo dos cruzeiros serão feitos através de uma parceria do Porto Recife, responsável pelo acompanhamento da atratação do navio, fiscalização e coordenação na operação de embarque e desembarque de passageiros; da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com a instalação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) o qual vai funcionar no andar superior do terminal, na área de embarque e desembarque de passageiros; e Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, que ficará a cargo do receptivo dos cruzeiros.