Entidades do setor de Eventos lançam Fórum Permanente
[Por Portal Propaganda, 22/09/2011]
Representantes de 14 entidades convidadas unem-se para a criação do Fórum Permanente de Entidades do Setor de Eventos, com o objetivo de debater, trabalhar e unir as associações da área de Eventos, em defesa de interesses comuns.
Composto por membros da Diretoria da ABEVENTOS, ABEOC, ABGEV, ABR, ABRACCEF, ABRAFESTA, ABIH, AMPRO, BHCV&VB, FBHA, UBRAFE, SKAL, CBC&VB e CNCP, o Fórum Permanente organizou o segundo encontro no último dia 09 de setembro, na sede da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, em São Paulo. “Era um desejo das entidades a formação de um grupo que pudesse pensar, planejar e encaminhar questões de interesse do mercado de eventos”, analisa a presidente da ABEOC, Anita Pires, motivadora da criação do Fórum. “Esta oportunidade de fazer um pacto entre as entidades foi considerada em um momento extremamente importante do setor para o encaminhamento de políticas públicas e de mercado no sentido de garantir a profissionalização e organização do mercado que ainda tem muitas necessidades e gargalos”, complementa Anita.
O Fórum se estabelece como uma instância de discussões, sem a constituição de uma pessoa jurídica, mas com a criação de um Termo de Referência já revisado e aprovado para regulamentar os princípios de funcionamento.
Firma-se como uma entidade “horizontal”, onde todos os participantes terão o mesmo peso e haverá um rodízio na organização dos encontros.
O primeiro encontro do Fórum de Entidades aconteceu em julho e, no último dia 09, as entidades se reuniram na AMPRO, anfitriã deste encontro, sob a coordenação da presidente do Conselho Consultivo da Associação, Elza Tsumori, para assuntos ligados à gestão do Fórum e apresentação de propostas para a construção de uma agenda positiva para articulação política.
Entre as ideias apresentadas pelas várias entidades, estiveram questões trabalhistas e tributárias que envolvem a contratação de promotores para feiras e eventos, o trabalho temporário, sugestões para a melhora nos processos de licitações para eventos e em breve a criação da primeira pesquisa quantitativa e qualitativa do setor.
“Quando a Anita Pires, da ABEOC, convidou a AMPRO para participar de um movimento para unir o setor de Eventos, achei uma ideia ousada. Algumas outras tentativas foram feitas nos anos passados e efetivamente não aconteceram. Mas, desta vez, numa reunião com 14 entidades no dia 12 de julho, todos sentiram que mais do que atividades externas, o setor precisava levantar as causas transversais para debater e solucionar. Uma constante busca como o local apropriado para desenvolver e alcançar em conjunto este objetivo maior. Por isso, é importante neste momento ter todo o cuidado de manter acesa a chama da mobilização e incentivar de forma positiva o rápido andamento dos trabalhos ali definidos.”, comenta Elza Tsumori.
A próxima reunião do Fórum Permanente estará a cargo da ABE-Academia Brasileira de Eventos e será no final de novembro, em São Paulo. Segundo Vera Simão, presidente da ABRAFESTA “É de extrema importância integrar este Fórum com outras entidades do setor, para que esta união fomente discussões políticas e planejamento de ações”, finaliza.
Sobre a AMPRO:
A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o segmento em todo o país. Possui 18 anos de mercado e é responsável por reunir, defender, divulgar e desenvolver todos os segmentos de marketing promocional brasileiros (agências, clientes, veículos, fornecedores, professores e profissionais liberais).
Com sede em São Paulo, a AMPRO soma mais de 320 empresas associadas, com representação em várias regiões por meio de Capítulos e Diretorias Avançadas (Nordeste, Campinas, Ribeirão Preto, Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília). Atua ainda atua com Comitês especializados para apoiar as empresas em assuntos relativos ao seu funcionamento e à discussão de problemas específicos das diversas disciplinas e/ ou ferramentas.