ABRAFESTA participa do 1º Fórum de Entidades do Setor de Eventos

[Por ABRAFESTA, 12/07/2011]
A ABRAFESTA marcou presença no 1º Encontro do Fórum de Entidade do Setor de Eventos, promovido pela ABEOC- Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Como resultado do encontro, representantes de 10 entidades associativas anunciaram, na sede da Fecomércio, em São Paulo, a criação do Fórum Permanente do Setor de Eventos, com reuniões periódicas e definição de “bandeiras comuns” para serem defendidas em conjunto por todos.
ABEOC, ABGEV, ABRACCEF, ABRAFESTA, Academia Brasileira de Eventos, AMPRO, FBHA, Resorts Brasil, UBRAFE e SKAL são as associações que iniciam este movimento, ainda aberto para ser integrado por outras entidades representativas do setor. Entre representantes das entidades e ouvintes, a reunião inicial do Fórum de Entidades do Setor de Eventos contou com 30 participantes, que destacaram a importância da iniciativa de unir diversos segmentos do setor de eventos para articular ações comuns.
“Era um desejo das entidades a formação de um grupo que pudesse pensar, planejar e encaminhar questões de interesse do mercado de eventos”, analisa a presidente da ABEOC, Anita Pires, motivadora da criação do Fórum. “Esta oportunidade de fazer um pacto entre as entidades foi considerada um momento extremamente importante do setor para o encaminhamento de políticas públicas e de mercado no sentido de garantir a profissionalização e organização do mercado que ainda tem muitas necessidades e gargalos”, complementa Anita.
O primeiro encontro do Fórum de Entidades do Setor de Eventos teve orientação metodológica de Dulce Magalhães. Como ato simbólico de encerramento, os presentes assinaram uma grande folha no flipchart como compromisso para a criação do Fórum Permanente.
Antes da próxima reunião, que deverá acontecer em setembro, a ABEOC e a AMPRO vão definir estratégias para a realização do próximo encontro. O Fórum está se constituindo como uma instância de discussões, sem a constituição de uma pessoa jurídica, mas com a criação de um termo de referência para regulamentar os princípios de funcionamento. Será uma entidade “horizontal”, onde todos os participantes terão o mesmo peso e haverá um rodízio na organização dos encontros.
Para a ABRAFESTA é de extrema importância integrar este Fórum com outras entidades do setor, para que, esta união, fomente discussões políticas e planejamento de ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *