Anvisa retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou nesta quarta-feira (1º) a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos no Brasil. A medida havia sido implementada novamente em novembro do ano passado, após alguns meses.
A obrigatoriedade foi implementada pela Anvisa logo no início da pandemia em março de 2020, e permaneceu em vigor até agosto do ano passado. O serviço de bordo havia sido retomado em junho do ano passado mesmo com uso obrigatório das máscaras.
Apesar de não ser mais obrigatório a partir de hoje (1º), a Anvisa recomenda o uso das máscaras por pessoas com problemas respiratórios e mais vulneráveis. A votação para a retirada da regra foi unânime por parte dos diretores da agência.
O Diretor Alex Campos reforçou que o uso da máscara ainda é de suma importância no combate à pandemia de Covid-19 bem como que a vacinação esteja em dia.
A Anvisa avaliou que o atual cenário da pandemia com a redução no número de casos, internações e mortes causadas pela doença diminuíram e permitiram uma atualização da regra.
O desembarque realizado por fileiras e todo o processo detalhado e específico de limpeza da aeronave continuam sem alterações.
Fonte: Aeroflap