Salão Inspiramais pronto para estreia de novo formato em Porto Alegre

Após uma década em São Paulo e três edições totalmente virtuais, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, o Centro de Eventos FIERGS receberá o Salão Inspiramais no formato phygital, um evento físico e digital.

Será a primeira vez que o evento será realizado em Porto Alegre (RS), dando início a uma nova era para o Inspiramais.

“O Inspiramais acompanha o espírito do tempo. Adaptamos o formato e escolhemos o local de acordo com as necessidades do mercado, e é motivo de orgulho realizarmos o evento em Porto Alegre”, explica o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger.

O objetivo da Assintecal é tornar o salão itinerante, mas seguindo com sua realização duas vezes ao ano. A intenção da Assintecal para as próximas edições é contemplar os polos de moda do Brasil.

Berwanger explica que a escolha por Porto Alegre foi natural, dada a proximidade com a indústria do calçado, a força do mercado de confecção e moveleiro, além de ser uma capital que comumente recebe empresários do Brasil e do mundo.

A capital gaúcha também conta com um alto grau de vacinação, o que faz com que a expectativa para o evento seja a melhor possível, não somente para negócios realizados com compradores brasileiros, mas também internacionais.

Nesta edição, o Inspiramais já tem confirmada a presença de mais de 50 importadores de 10 países, a maior parte da América Latina.

No último Inspiramais presencial, realizado em janeiro de 2020, o Projeto Comprador Internacional gerou mais de US$ 9 milhões em negócios realizados in loco e alinhavados no evento. O projeto é realizado por meio do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal em parceria com a Apex-Brasil.

A estimativa é que mais de sete mil visitantes confiram as novidades de 150 expositores que estarão presente no salão que reunirá soluções em design para a indústria de calçados e artefatos, confecção, móveis e bijuterias de 150 expositores nacionais.

Apesar da volta ao presencial, os avanços e os benefícios das edições digitais serão mantidos. “Os palestrantes estarão fisicamente na FIERGS, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube”, explica Silvana Dilly, superintendente da Assintecal.

O programa de conteúdo do evento contará com mais de 10 palestras sobre design e sustentabilidade.

“Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, completa.

Um dos destaques do evento será o projeto Conexão Inspiramais, que lançará ao mercado mais de mil materiais inovadores para a temporada 2023_I.

A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae Nacional, teve pesquisa iniciada há um ano e meio com a curadoria do Núcleo de Design do Inspiramais, comandado pelo renomado estilista Walter Rodrigues.

Na avaliação do estilista, a singularidade do projeto está na combinação de fatores, como a pesquisa que reúne tendências mundiais – com o olhar direcionado para o mercado brasileiro, e no grupo de gestores em design que acompanha o desenvolvimento de produtos e atua nas áreas criativa, comercial e de comunicação.

Ele conta que, desde setembro, o núcleo de design realizou, ao menos, seis encontros com cada uma das empresas com o objetivo de orientar a criação dos materiais.

“O Conexão é a vitrine do Inspiramais. É o primeiro impacto causado no visitante. Todo esse trabalho busca criar a melhor experiência, organizando e facilitando o processo criativo de quem participa do evento”, explica Rodrigues.

Todos os materiais expostos no espaço estarão disponíveis para comercialização nos estandes das 150 empresas expositoras do Inspiramais.

Será exigido o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel 70% e mantido distanciamento. Também será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação completa (duas doses) ou teste de PCR atualizado na entrada do evento.

 

Fonte: Portal Radar