Tendências para eventos em 2020
A indústria de eventos vem se consolidando cada vez mais e as previsões de 2020 promete muitas experiências positivas tanto para os organizadores como para os participantes.
Os eventos de hoje não são mais como de antigamente, os processos estão evoluindo e o trabalho manual está sendo deixado de lado, e os sistemas de gerenciamento estão aí para ajudar.
Segundo um estudo da Harvard Business Review Event Marketing Report: 52% dos profissionais apontam que o marketing para eventos gera mais valor para o negócio do que qualquer outro canal.
Isso comprova a importância de fazer um evento bem planejado e pensar nas melhores estratégias para atrair novos clientes e aumentar o valor da marca.
5 Tendências para eventos em 2020
O produtor de eventos precisa ficar bem informado sobre as tendências do novo ano, principalmente, quando o perfil do público tem mudado, as pessoas estão mais exigentes e buscam por experiências que realmente agregam e não apenas para promover a venda.
Para impulsionar o seu evento listamos algumas tendências de 2020, saiba quais são:
1- Personalização
Quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo? Os seus convidados também precisam se sentir importantes e saber que os seus interesses e expectativas estão sendo relevantes para os produtores de eventos.
Oferecer uma experiência customizada não tenha dúvida de que faz toda a diferença, segundo a empresa Salesforce 57% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados pessoais em troca de descontos e ofertas personalizadas.
O uso de dados coletados anteriormente pode contribuir para as estratégias de customização como sugerir atividades de acordo com o perfil ou o cargo. Aplicativos de eventos, por exemplo, têm a capacidade de usar algoritmos baseados nos perfis de redes sociais dos visitantes.
Desde a maneira como os participantes descobrem um evento, até o que fazem no dia e nas comunicações posteriores, todas as etapas da jornada dos participantes da conferência devem ser personalizadas para criar experiências únicas para cada participante, tornando a comunicação humanizada e personalizada.
2- Tecnologia
A tecnologia é uma forte aliada da personalização. Softwares de gerenciamento facilita o envio de conteúdo customizado desde a saudação no e-mail até a segmentação.
Com os recursos disponíveis os eventos ganham uma roupagem mais moderna e segura, a tendência é a presença maior da tecnologia para facilitar e promover uma vivência interativa e imersiva.
O reconhecimento facial além de ser utilizado para a entrada de convidados será possível capturar humor e detectar se as pessoas ficaram satisfeitas com as atividades propostas.
O uso de aplicativos, realidade virtual e aumentada certamente irá possibilitar ativações experimentais jamais vistas. Tudo isso é devido ao novo perfil de consumidor, que se sente mais confortável em ambientes que propiciam interações digitais.
3- Transmissão ao vivo
Esse recurso está em alta, as principais redes sociais já permite fazer transmissões ao vivo de eventos, palestras, bate papo e muito mais. As pessoas desejam conexão humana e é exatamente por isso que seu evento precisa oportunizar experiências imersivas e a transmissão ao vivo pode te ajudar.
45% do público pagaria para assistir um vídeo ao vivo, exclusivo ou sob demanda para o seu time, palestrante ou artista favorito, baseado em uma pesquisa do Go-Globe. Uma informação muito importante para que os organizadores pensem em estratégias para alcançar convidados à distância.
O desafio é ampliar o alcance do evento exatamente na mesma hora que ele está acontecendo e propiciar interações tão reais quanto ao dos convidados presentes.
4- Sustentabilidade
Um tema extremamente necessário e que estará entre os assuntos mais comentados da indústria de eventos. É fundamental que os organizadores de eventos pensem e sejam responsáveis pelo impacto dos seus projetos no meio ambiente.
Será necessário pensar de forma holística, evitar o uso de plásticos, dar instrução aos participantes em relação ao correto descarte de materiais, e provavelmente, notaremos o aumento no uso de materiais reciclados para o design do evento.
Como os consumidores exigem que as marcas desenvolvam práticas mais sustentáveis, eles também esperam que os eventos sejam planejados de uma maneira que o impacto ambiental seja mínimo. E os produtores que não se atentar esse detalhe, poderá perder público e parceiros na próxima edição.
5- Segurança
Um tópico essencial a se tratar em eventos é a segurança especialmente pela presença de ferramentas tecnológicas que geralmente são alimentadas com os dados dos participantes. Mais de 60% das fraudes online são feitas através de plataformas móveis, segundo o World Economic Forum.
Os profissionais devem se atentar tanto a segurança física quanto da segurança de informação. As plataformas de registro de eventos e o software de gerenciamento mantém informações privilegiadas uma “mina de ouro” para hackers.
Fique atento se os seus fornecedores de tecnologias têm políticas baseadas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDD), pois é de responsabilidade da equipe proteger os dados pessoais dos participantes.
Essas tendências de eventos para 2020 assumirão o setor em 2020. Esperamos que você ache isso útil e possa implementar as tendências que melhor se adequa ao seu evento!
Fonte: 42 Labs Creative Studios