Verão traz otimismo para agências de viagens
[MTur, 21/12/2017]
A movimentação nas agências e operadoras de viagens e sites de buscas, que apostam no crescimento de dois dígitos nas vendas de verão, confirma a expectativa da sondagem do Ministério do Turismo, que registrou em novembro o maior aumento da intenção de viagem do brasileiro neste ano. As perspectivas são otimistas também para 2018, devido às expectativas de recuperação da economia e aquecimento do mercado de viagens.
“Para a alta temporada 2017/2018 temos uma expectativa de aumento de 30% nas vendas. Para 2018, já contando com certa retomada da economia, esperamos um crescimento de 10% com relação ao período anterior”, opina a presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que reúne as maiores empresas do país, Magda Nassar. Entre os destaques de destinos nacionais, segunda ela, estão Foz do Iguaçu, Gramado e roteiros de ecoturismo.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com representação em nos 26 estados e no DF, também aposta no crescimento de dois dígitos contra os 5% e 6% registrados nos anos anteriores. Entidade registra “forte demanda” para a região Nordeste, que, de acordo com pesquisa do MTur, receberá 43,4% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses. Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Ceará estão entre os destinos mais procurados, embora roteiros tradicionais como Rio de Janeiro, litoral de Santa Catarina e as viagens de navio também estejam em alta. Gramado (RS), com seu Natal Luz, é sempre citado.
“O Ministério do Turismo tem trabalhado arduamente com o propósito de melhorar a infraestrutura turística e a qualidade dos serviços prestados com o intuito de atrai cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros. A adoção do visto eletrônico já disponível para turistas australianos também poderá ter um impacto importante nesse cenário positivo”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Entre os destinos mais demandados na maior operadora de viagens da América Latina, com mais de 1.200 lojas espalhadas pelo país, destaca-se Jericoacoara. Paraíso no litoral cearense que este ano ganhou um aeroporto e ligação direta com São Paulo. A procura também é grande para Maragogi (AL), destino que pode ser combinado com Maceió (AL), Recife e Porto de Galinhas (PE), e Ilhéus (BA), na Costa do Cacau. Segundo a assessoria da empresa, as famílias com crianças também voltaram a pensar no navio como opção de “viagem mais curta”, movimentando a temporada de cruzeiros no Brasil.
DIGITAL – Outro termômetro do mercado são os sites de buscas. No Melhores Destinos, o aplicativo para celular, que avisa das promoções de passagens aéreas, hospedagem e pacotes em tempo real, bateu recorde de downloads este ano. O crescimento foi de 50% em relação a 2016. Destinos do Nordeste (Salvador, Porto Seguro, Recife e Fortaleza) além do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre/Gramado lideram as consultas dos internautas. “Apostamos que 2018 será um ano de recuperação do crescimento de dois dígitos para o setor de turismo”, afirma Leonardo Cassol, editor do portal.