ABEOC/SC divulga relatório de gestão e posse de nova diretoria
[Maringá O Diário, 30/11/2017]
No próximo dia 05 de dezembro a Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina (ABEOC/SC) realiza evento para divulgação do relatório de gestão do último triênio, bem como panorama do segmento do mercado de eventos e a posse da nova diretoria.
Assume a presidência Jane Balbinotti, que já participou da última diretoria da entidade. O atual presidente, Lucas Schweitzer, finaliza a gestão assumindo um novo desafio: passa a responder pela vice-presidência da ABEOC Nacional na próxima gestão. “Foram três anos de gestão e muito trabalho, o principal objetivo foi regionalizar a ABEOC e estar mais próximo dos nossos associados através de ações e encontros que foram realizados. Ficamos muito contentes por completar essa gestão com um crescimento de mais de 25% no número de associados, mesmo em três anos de crise do país, isso demonstra que o trabalho de toda diretoria deu resultado”, destaca.
E sobre o novo desafio junto à ABEOC Nacional, Lucas pontua que assume com a vontade de fazer acontecer e colaborar para termos um segmento de eventos cada vez mais forte e atuante. “Além de tornar a ABEOC uma entidade cada vez mais representativa, focando sempre na qualificação dos nossos associados e na aproximação do mercado público com o privado, potencializando a economia no ramo de turismo de negócios e eventos”.
O mercado de eventos, principalmente os empresariais, vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, tanto nos avanços tecnológicos quanto na movimentação de mercado, gerando emprego e renda. No relatório de gestão a ser divulgado pela ABEOC/SC é possível destacar que uma das grandes conquistas foi que a nova legislação reconhece as empresas organizadoras e promotoras como aptas a realizar eventos, a partir da certificação do Cadastro Nacional do Ministério do Turismo (CADASTUR).
Nesse sentido, sempre com o intuito de fortalecer o setor de eventos em Santa Catarina e a qualificação de seus associados, a ABEOC SC realizou nesta gestão 2015/2017 um total de seis edições do Café com Eventos em seis cidades diferentes, além do Eventos Brasil Sul, em Florianópolis. “Além disso, podemos pontuar como uma das grandes metas alcançadas pela entidade a criação das diretorias regionais no estado, um marco uma vez que com essa descentralização, conseguimos alcançar uma gama maior de associados, propiciando a ampliação da entidade e, dessa forma, fortalecendo as regiões e o associativismo, gerando, ao final, um mercado mais fortalecido e aquecido”, destaca Lucas Schweitzer.
Com essa descentralização, o mercado de eventos também deixa de ter sua força concentrada apenas na Capital, o que é extremamente positivo, pois aquece a economia do estado. Dessa forma, em Santa Catarina, podemos traçar um ranking das regiões com maior potencial para o turismo de eventos, posicionando as cidades que hoje mais se destacam, ou seja, que lideram esse trade, que são Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Serra e Chapecó.
“Além disso, firmamos com o Sebrae uma parceria levando para diversas regiões de Santa Catarina o Café de Negócios, propiciando a troca de informações e o fomento do mercado”, explica Lucas.
E a expectativa é de crescimento para o mercado. “Estamos com boas perspectivas do mercado para 2018, de forma geral o trade acredita que o mercado vai voltar a reagir e crescer, trazendo mais movimentação e ganhos para Santa Catarina”, finaliza Lucas Schweitzer.
Jane Balbinotti, que assume a entidade, compartilha dessa opinião e aponta como os principais desafios para a próxima gestão é continuar com a ampliação no número de associados, a aproximação com entidades de classe e instituições de ensino. “Nosso compromisso será ampliar a qualificação do mercado de turismo e eventos, buscar maior relacionamento com entidades parceiras, propiciando a troca de conteúdo/informações do mercado. Uma de nossas grandes ações será uma aproximação mais efetiva com o Floripa Convention, uma vez que a entidade capta os eventos e nós temos como missão a qualificação do mercado, e, portanto, essa parceria será focada na excelência”, destaca a nova presidente.
Uma das metas da próxima gestão será a busca por uma aproximação com escolas, faculdades, cursos técnicos. “Dessa forma, ampliaremos o diálogo na busca da qualificação, investindo nos jovens, preparando para o mercado, criando um novo canal com professores e alunos, ouvir também os anseios e mostrando a prática”, explica Jane.
A parte legal, de legislação, também terá uma atenção especial. “Temos algumas questões de trâmites legais que influenciam e, portanto, nos faremos ainda mais presentes e buscaremos ser mais ouvidos neste quesito, ampliando o diálogo com órgãos competentes e acompanhando os trâmites das leis, ter mais voz, ser mais atuantes nas questões legais, que impactam muito no setor”, justifica a nova presidente da ABEOC.
A divulgação do relatório e posse da nova diretoria da ABEOC/SC acontece no próximo dia 05 de dezembro, a partir de meio dia, no Il Campanário.
[Matéria também publicada em Mercado e Eventos, 30/11/2017]