Hub abre portas para o turismo de negócios
[O Povo, 30/09/2017]
Com a implantação do hub (centro de conexão de voos) da Air France-KLM e início da operação dos novos voos ligando Fortaleza à Europa, a partir do ano que vem, o turismo de negócios no Ceará ganha novos impulsos para despontar.
O filão, por si só, é promissor, tendo em vista que o turista de negócios gasta, em média, três vezes mais que o turista de lazer. Em 2016, 930.885 turistas chegaram ao Ceará, tendo como motivação negócios, trabalho e participação em congressos e eventos. Já o número de turistas motivados a lazer/passeio chegou à casa dos 1.456.332, conforme dados da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
Ainda que em maior número, os turistas de lazer foram responsáveis por um gasto per capita (por pessoa) de R$ 2.248,65 no ano passado. Enquanto que o gasto per capita do turista de negócios/trabalho (R$ 2.321,18) e do turista de congressos/eventos (R$ 2.358,98) ultrapassaram os R$ 4.600.
Planejamento prévio
A maior movimentação de passageiros vai exigir um planejamento e preparo prévio quanto à qualificação e otimização de infraestrutura para a Cidade receber sem prejuízos uma nova demanda. Entre as medidas imprescindíveis está a ampliação da oferta de leitos na rede hoteleira, aponta o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), César Ribeiro. Além de um estudo quanto à descentralização geográfica dos hotéis. “O setor hoteleiro está muito centralizado na Capital. Mas é preciso fazer uma avaliação e identificar se ter hotéis perto do aeroporto é realmente necessário. Há outros mais distantes, mas que ficam a um curto espaço de tempo”, pondera o secretário.
Rede preparada
Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), por sua vez, garante que, desde a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, a rede hoteleira do Estado está pronta para ofertar todos os leitos e serviços necessários. “Temos um centro de eventos com padrão internacional e a maioria dos nossos hotéis são modernos, equipados com salas para eventos, com estrutura de escritório. Estamos totalmente preparados pra receber toda esta demanda”.
Um ponto a ser revisto pelos hoteleiros é buscar diferenciar o tipo de atendimento destinado ao turista de eventos e ao turista de lazer. E aproveitar as baixas temporadas para aquecer o turismo de negócio, indica o especialista em transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária do Centro Paula Souza, em Guarulhos (SP), Carlos Grotta. “O problema é quando os segmentos (turismo e lazer) disputam um com o outro dentro do hotel. É preciso criar áreas mais exclusivas que justifique a criação do evento. Não se pode fazer no mesmo lugar um evento de coisas muito distintas”.
NÚMEROS
1,45
milhão de turistas visitaram o Ceará em 2016 motivados pelo turismo de lazer
R$ 2.321
É o valor do gasto per capita do turista de negócios em 2016 no CE