O cenário digital mundial se transformou! O seu evento está preparado?
[Por Vanessa Martin Revista Eventos, 14/03/2017]
Virou mantra de sucesso para as empresas de ponta, ter como objetivo o encantamento do cliente: a Gestão da Experiência do Cliente, ou o Customer Experience Management. Para isso, a cultura da empresa deve estar centrada no cliente com clara definição estratégica de como oferecer esta experiência. Ou seja, saber em profundidade das suas expectativas, desejos e prioridades, qual a visão da sua marca e os melhores canais para encontra-lo e estreitar relacionamento são alguns dos passos essenciais para alcançar este objetivo.
A globalização fica ainda mais forte no mundo digital e a tendência de uso multiplafatorma pelos usuários alterou como nos relacionamos com o digital. Compreender e aplica-lo sabiamente na estratégia do seu próximo evento é o caminho mais direto para encontrar e superar e as expectativas do seu público-alvo. E para tal, os passos competentes e eficientes são embasados pelo conhecimento das necessidade e anseios do participante e as melhores ferramentas para encontra-lo e envolve-lo, em especial no digital.
Com tantas opções de segmentação e de ferramentas digitais, cresce exponencialmente a necessidade de informações precisas e pontuais para que as empresas possam tomar decisões sábias e lucrativas sobre onde aplicar no digital. Pesquisa sobre o cenário mundial, publicado em março/2017 pela comScore e Shareablee, mostrou o cenário digital mundial em 75 países e 40 mercados e pode ajudá-lo a entendê-lo e orientá-lo nos seus próximos eventos.
Tendência multiplataforma
A tendência na utilização de multiplataformas (o uso de mais de um tipo de device por usuário para acesso a conteúdo na web) ressalta alguns comportamentos e tipos de usuário para cada device. Mas ressalta também a necessidade de seu evento utilizar mais de uma plataforma e tipo de device para oferecer a experiência desejada pelo participante.
O entretenimento está presente no uso de todos os devices, com destaque para o smartphone. Como a utilização do desktop ainda continua forte (64% disseram utilizar este device como acesso a conteúdo de entretenimento), deve continuar a ser considerado como canal de contato com o internauta.
Uma das diferenças está no quesito da idade do consumidor por tempo gasto por plataforma, que indica a sua preferência pelo desktop ou mobile (smartphone ou tablet): quanto mais jovem (26% de 15 a 24 anos), maior a utilização do mobile, sendo que 26% deles só acessam através do mobile. Quanto mais velhos (77% dos mais de 55 anos), maior o acesso pelo desktop.
A escolha da plataforma também está condicionada ao tipo de conteúdo a ser acessado. Para entretenimento, a multiplataforma é o formato mais utilizado, reforçando a assertividade do organizador/promotor ter a presença do seu evento em várias plataformas digitais, com destaque para o smartphone. Entre outros, o desenvolvimento do site do evento precisa ser responsivo para permitir sua perfeita leitura em qualquer device.
O mobile não “exclui” ou inibe o uso do desktop (crescimento de 29% no Brasil), apenas adiciona tempo de navegação e atraindo público que não é ativo nele. Provavelmente, consequência dos sistemas de telefonia fixa, celular e de banda larga brasileiros, o Brasil está em 2º lugar na quantidade de usuários que só utilizam o mobile (29%), entre os países pesquisados.
Mídias sociais e aplicativos via mobile
Os brasileiros se destacam dos outros países com maior acesso através do mobile, sendo a busca por informações de entretenimento sua 2ª opção, seguido da procura por notícias e acesso aos portais.
Esta preferência do brasileiro faz com que a audiência da multiplataforma de redes sociais no país (97,7MM) seja maior que a soma de 4 países latino-americanos (Argentina, México, Colômbia e Chile), que possuem 96,7MM.
A relevância do Facebook entre as demais continua imbatível no engajamento e na audiência. Vale ressaltar que ele também tem preferência entre todas as faixas etárias de 15 a 55+. Entretanto, vem crescendo o tempo de permanência nos aplicativos em relação ao gasto com mídias sociais no mobile.
O Brasil tem destaque mundial na visualização no mobile: 90% do tempo gasto é dedicado aos aplicativos.
O potencial de consumo de vídeo
Pelas suas características dinâmicas e envolvente, vem aumentando com consistência o uso do vídeo nas mídias sociais, portais de notícias e sites: crescimento de 67% no conteúdo de vídeo nas mídias sociais pelas marcas, cuja interação com os usuários também cresceu 39%.
Dentre as mídias sociais na América Latina, o Facebook desponta com as postagens de vídeos recebendo quase duas vezes mais do que as postagens comuns. O aumento do conteúdo em vídeo no continente sul-americano foi de 150%, sendo 116% no Peru e 88% na Colômbia.
Enquanto o consumo de vídeos através do desktop continua a crescer, a inquietude dos jovens se manifesta e estimula na demanda por vídeos de curta duração. Quanto menor a faixa etária, maior também a quantidade de vídeos assistidos. Houve redução de 13% no tempo médio em minutos dos vídeos. Por outro lado, mais da metade dos anúncios não são vistos quando veiculados na web (53% no Brasil)
Seu evento está se adaptando a este cenário?
A tecnologia foi a mola propulsora do deslocamento de poder decisório de desenvolvimento e compra de produtos e serviços das mãos das empresas para o consumidor. As referências e valores corporativos estão direcionados para oferecer a ele a melhor experiência possível na busca de engajamento, lealdade à marca e crescimento sustentável.
O mundo digital se destaca cada vez mais como canal eficaz e eficiente para as os eventos conhecerem e influenciarem a preferência e o comportamento do participante para os seus produtos e serviços, oferecendo proximidade, atendimento ágil e rápido, levantamento de necessidades e informações do perfil e direcionamento preciso para as ações de marketing. Quando iniciar o planejamento do seu próximo evento, lembre-se:
- A utilização da multiplataforma é essencial para oferecer experiência ao participante
- Quanto mais jovem for a sua audiência, maior será a importância do uso do mobile na sua estratégia digital.
- As redes e mídias sociais são canais excepcionais para envolver e fidelizar o participante do evento
- O consumo de vídeos cresce com consistência, mas com redução de 13% na sua duração
- Os aplicativos estão no top da preferência dos que usam mobile (90% do tempo gasto)
Apesar deste post se referir em primeiro lugar ao organizador/promotor de eventos, todas essas e muitas outras ferramentas e ações digitais estratégicas também devem ser direcionadas para empoderar também os patrocinadores e apoiadores do evento. É o que será abordado em outro post.
Afinal, o cenário digital mundial se transformou! Seu evento precisa estar preparado!!