Oktoberfest: Blumenau inicia a maior festa alemã do Brasil

[Por Jornal de Turismo, 05/10/2016]
Blumenau sedia, a partir desta quarta-feira (5), a maior festa alemã em solo brasileiro: a Oktoberfest. Durante 19 dias, são esperados mais de 500 mil visitantes brasileiros e estrangeiros na Vila Germânica de Blumenau e nos municípios do Vale do Itajaí. Todos os anos a festa gera centenas de empregos em diversas áreas. Para esta 33ª edição, 800 vagas já foram preenchidas.
A Oktoberfest celebra as tradições germânicas, como a dança, a música, os trajes típicos, a gastronomia e, principalmente, a cerveja. No Brasil, a festa, de iniciativa popular, teve sua 1ª edição em 1984 e se inspirou na celebração Alemã. A maior e mais tradicional do mundo é realizada em Munique, desde 1810, quando toda a população foi convidada para um casamento real. A cerveja, antes proibida, foi incorporada ao evento somente em 1918.
Em 33 anos, a festa registra mais de 20 milhões de visitantes e 14 milhões de litros de chope. O recorde de público foi de um milhão de visitantes em 1992. Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia, que todos os anos atrai turistas do Brasil e do exterior interessados em provar a culinária típica da região, harmonizada com diversos estilos de chopes. Os grupos de dança folclórica germânica são outra bela atração. Além de abrilhantarem os desfiles pela Rua XV de Novembro, os grupos fazem apresentações diárias dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica.