Aeroporto de Curitiba é eleito o melhor do país; RIOgaleão fica fora do TOP 10

[Por Mercado e Eventos, 14/07/2016]
O Aeroporto de Curitiba/Afonso Pena foi eleito o melhor do país em 2016, de acordo com avaliação realizada nos 15 maiores aeroportos do país pela Secretaria de Aviação Civil. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ficou em segundo e Guarulhos fechou o TOP 3. A maior porta de entrada do país, o Aeroporto RIOgaleão não figurou nem entre os TOP 10, alcançando apenas o 13° lugar. O pior aeroporto nacional foi o de Cuiabá.
A pesquisa ouviu 13.452 passageiros num levantamento realizado a cada três meses. Os passageiros avaliam na pesquisa 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal.
Apesar de ter recebido a melhor nota geral, o aeroporto de Curitiba aparece na pesquisa como a pior nota em relação à qualidade da internet disponibilizada. Por outro lado, recebeu a maior avaliação em itens como a disponibilidade de sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, limpeza do aeroporto e sensação de segurança, velocidade de restituição de bagagens, entre outros.
O aeroporto da capital do Mato Grosso ficou com as piores notas sobre limpeza e conforto térmico, além da qualidade da sinalização, da disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo, da disponibilidade de sanitários e de assentos na sala de embarque, entre outros itens. Tanto o aeroporto de Curitiba quanto o de Cuiabá são administrados pela Infraero.
Para o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o resultado da pesquisa foi “extremamente satisfatório”. Os 10 maiores aeroportos do país são responsáveis por 80% da movimentação de passageiros.