Encontro debate negócios e eventos no Rio Grande do Sul

Os principais líderes do segmento de turismo de negócios e eventos no Rio Grande do Sul reuniram-se nesta segunda-feira (26/09), no Centro de Eventos FIERGS, durante a 1ª edição do Encontro Estadual de Segmentação do Turismo Gaúcho, promovido pela Secretaria de Turismo Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Secretário Victor Hugo

Com a participação do secretário Victor Hugo, da Cultura, que acumula interinamente a pasta do Turismo, foram realizadas análises e apresentadas sugestões para o desenvolvimento do turismo em Porto Alegre e interior do Estado. O presidente do Caxias Convention Bureau, Pedro Horn Sehbe, a presidente do Bento Convention Bureau, Andreia Zucchi; o presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention Bureau, Roberto Snel, e o gerente executivo do Gramado e Canela Convention Bureau, Luciano Gonçalves, falaram sobre os esforços que estão sendo direcionados na captação de eventos e seus resultados.
O presidente da ABEOC RS (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Maurício Cavichion, apresentou os números do setor de eventos e falou sobre a necessidade da criação de eventos próprios e permanentes em seus mais variados segmentos – culturais, esportivos, médicos, gastronômicos, religiosos –, a exemplo do Natal Luz, da Festa da Uva e da Fenavinho, entre outros. Para ele, “turismo é a solução, não é problema” e disse achar estranho quando o segmento não é tratado como prioridade nos planos de governo.
Em seguida, o gerente do Centro de Eventos FIERGS, Maurício Macedo, fez uma apresentação sobre a capacidade do centro de eventos de abrigar qualquer tipo e tamanho de evento, já anunciando os contratos firmados recentemente, que vêm se somar aos tradicionais eventos realizados naquele espaço.
Ao final, o diretor de turismo da SETEL, Abdon Barreto Filho, fez referência ao livro “Estratégia do Oceano Azul” (Reneé Mauborgne e W. Chan Kim). Ele disse que esta estratégia pode muito bem ser aplicada ao turismo e convidou os participantes do encontro a refletirem sobre o assunto.
[Por Jane Castro, Blog Negócios e Eventos]