Rock in Rio pôs R$ 625 milhões na economia da cidade
[Por Jornal O Globo, 28/09/2015]
Além de oferecer música, o Rock in Rio 2015 animou a economia da cidade. Durante as duas semanas do festival, os gastos dos turistas tiveram um impacto econômico calculado em R$ 624,9 milhões (ou R$ 103,9 milhões a mais do que os R$ 521 milhões na edição anterior, em 2013). Os dados foram divulgados pelo Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense.
A pesquisa também mostrou que entre os 595 mil espectadores deste ano, 335.104 eram turistas. Ou seja: mais da metade (56,32%) do público.
— Houve realmente um aumento expressivo na contribuição dos visitantes à economia da cidade. E o turista gastou mais esse ano — diz Osiris Marques, um dos coordenadores do trabalho.
Destes turistas, 97,7% eram brasileiros. Paulistas (35%) e mineiros (15%) representaram a maior fatia dos visitantes.
Entre os estrangeiros, a maior parte veio de Argentina, México, Portugal e Inglaterra. Eles permaneceram na cidade de 7 a 8 dias, em média, enquanto os turistas nacionais ficaram, em média, de 4 a 5 dias no Rio.
A pesquisa mostra que 68% dos visitantes vieram atraídos pelo evento como um todo, enquanto 27% viajaram pensando em uma banda ou cantor específico. A maior parte era de jovens entre 15 e 17 anos.
— O Rock in Rio se tornou um evento mais jovem em 2015 — revela Marques. — Em 2013 o público de 15 e 17 anos representava 5% do total; em 2015 foram 20%.
O levantamento, feito junto a 616 turistas durante os quatro primeiros dias do evento, revela ainda que as maiores queixas foram relacionadas a preços altos, segurança e limpeza urbana, enquanto a hospitalidade foi o item mais bem avaliado.
— Mesmo com problemas, 100% dos visitantes entrevistados disseram que voltariam a visitar a cidade — afirma o coordenador da pesquisa.