Fórum de Turismo e Eventos reúne empreendedores e gestores públicos

[Por Paraíba Total, 02/07/2015]
Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de eventos, será realizado o 1º Fórum de Turismo de Eventos, nesta sexta-feira (3), em Campina Grande. A programação terá início às 14h30, no auditório da Sala de Teatro Paulo Pontes, anexo ao Teatro Severino Cabral. O evento vai discutir o novo projeto do Sebrae Paraíba para o setor, a importância do inventário turístico e um debate sobre o Maior São João do Mundo.
Para a gestora de Turismo do Sebrae em Campina Grande, Rosa Maria Correia, debater a estruturação da cadeia produtiva dos eventos na cidade será de grande importância. “Campina Grande realiza um dos maiores eventos do Estado: o Maior São João do Mundo. Mas temos também eventos que acontecem o ano todo, mês a mês, mas que não são catalogados”, disse. Segundo ela, um dos gargalos do setor é a falta de comunicação entre os empreendedores e a compreensão como um setor interligado.
A gestora destacou ainda que o projeto do Sebrae para o setor pretende integrar essa cadeia produtiva e contribuir para a promoção, valorização e competitividade dos pequenos negócios. “Como foco estratégico, trabalhamos a interação entre instituições, fomento ao desenvolvimento integrado dos negócios da cadeia, a promoção e valorização dos profissionais que atuam no segmento e a qualificação dos pequenos negócios para a inovação”, disse.
Ela ainda acrescentou que a participação dos empresários e gestores públicos durante o Fórum será essencial. “Precisamos discutir a estruturação da cadeia dos negócios de eventos no nosso município. Planejaremos as ações a curto, médio e longo prazos, em ambiente favorável à competitividade e ao desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O Fórum de Turismo de Eventos em Campina Grande deverá acontecer anualmente. “Este é mais um instrumento de apoio aos empreendedores na construção coletiva da visão de futuro e da rede de integração dos negócios da cadeia produtiva de eventos”, completou Rosa. O Fórum é realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), prefeitura de Campina Grande e Sebrae Paraíba.
Programação
14h30 – Abertura com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues;
14h45 – Apresentação do projeto “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Eventos”, com Rosa Maria do Sebrae;
15h30 – Palestra “ A importância de um Inventário Turístico para o desenvolvimento da cidade”, com Vera Simões;
16h15 – Debate sobre “O Maior São João do Mundo – Construção e desafios”, com Temístocles Cabral, coordenador do evento em 2015, e Catharine Brasil, coordenadora de Turismo municipal;
16h45 – Debate com os participantes;
17h15 – Coquetel de Encerramento.
Serviço
Evento: Fórum de Turismo e Eventos de Campina Grande
Data: Sexta-feira (03)
Horário: 14h30
Local: Auditório da Sala de Teatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Severino Cabral)