Indústria do turismo no Brasil cresce o dobro da média mundial
[ Por Jornal de Turismo, 09/04/2015]
A Amadeus, parceira tecnológica líder para a indústria global de viagens – afirma que o Brasil é um dos mercados que mais cresce globalmente, tendo uma média de crescimento na indústria de 12,6% – quase duas vezes a média de crescimento mundial, impulsionando todo o mercado Latino Americano.
A empresa divulgou esses dados no Amadeus Cars Fórum 2015, evento realizado pela empresa em Miami, que discutiu as principais tendências do mercado de viagens e o papel das locadoras de automóveis nesse mercado. O evento contou com as principais empresas multinacionais do setor.
Cerca de 40% dos brasileiros viajam três vezes por ano ou mais, estima a Amadeus, uma taxa considerada alta, e o principal destino desses viajantes é o Estados Unidos. A expectativa é que, em 2016, o Brasil envie 3 milhões de turistas para o país norte-americano.
Além do Brasil, os mercados regionais mais fortes são México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. A América do Sul, como um todo, apresentou uma taxa de crescimento de 0,7% em 2014. Já a América Central, incluindo o Caribe, teve uma expansão de 3,7%, com destaque para o México que cresceu 2,1% no ano.
A indústria de viagens a negócios também cresceu 7,2% na América Latina nos últimos anos. Os países da região com maior relação entre viagens corporativas e seu produto interno bruto são: Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela e Peru. Das despesas de viagem, automóveis é o item considerado prioritário para 6%, indicando que há um grande potencial de crescimento nessa área.
No segmento de agências de viagens on-line, a previsão para o mercado na América Latina é de aproximadamente de US$ 98,5 bilhões de dólares em reservas em 2016; no entanto, há uma classe média emergente na região que demanda outros serviços de viagens. Viagens a lazer ainda são de grande importância para o viajante médio, especialmente no México e na Colômbia, onde há uma grande oportunidade de oferecer serviços complementares.
“Eventos como este permitem que os principais players do segmento de carros possam estudar as tendências do setor, desenvolver o potencial de mercado na região, além de promover maior proximidade com os nossos clientes para construirmos juntos o futuro das viagens”, disse Federico D’Adamo, Diretor de Carros e Fornecedores de New Business Hotel Amadeus LATAM.