Turismo decola e registra recorde de viajantes

[Ministério do Turismo, 05/01/2015]
Nunca se viajou tanto quanto em 2014, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Brasil recebeu 1,01 milhão de turistas estrangeiros apenas durante a Copa. Viagens internas aparecem entre as preferidas dos brasileiros
Um balanço preliminar da Organização Mundial do Turismo mostrou que o número de viajantes cresceu 4,7% pelo mundo e superou a estimativa da própria instituição, podendo e ultrapassar o número de 1,1 bilhão de viajantes.
O Brasil foi o país que liderou a lista dos países sul-americanos no turismo receptivo, amparado pela Copa do Mundo, quando chegou a receber mais de um milhão de visitantes. O relatório completo será publicado ainda este mês.
No Brasil, o turismo interno está aquecido, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur). Entre os brasileiros que desejam viajar pelos próximos seis meses, a maioria (80,2%) o fará pelo próprio país, de acordo com pesquisa do MTur feita em dezembro, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
Como consequência, a procura pelo avião como meio de transporte também cresceu: foram cerca de 7,3 milhões de passageiros voando pelo país apenas em outubro do ano passado, 6,7% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Os números também superaram as expectativas no fim de 2014.
Entre janeiro e outubro do ano passado, o volume de turistas estrangeiros pelo mundo (visitantes que pernoitam), segundo a OMT, atingiu 978 milhões, o que representa 45 milhões a mais que no mesmo período de 2013.
Além do crescimento de 8% nas Américas, a Ásia e Pacífico também apresentaram um bom resultado com aumento de 5% e Europa com 4%. Segundo o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, os resultados preliminares mostram a força do setor, já que algumas regiões vivem problemas geopolíticos e de saúde.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *