Destinos nacionais nunca foram tão requisitados, diz estudo

[Ministério do Turismo, 05/01/2015]
Entre os turistas que manifestaram intenção de viajar, a maioria (80,2%) escolheu o próprio país, o maior percentual já registrado pelo Ministério do Turismo. Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo devem reunir mais de cinco milhões de pessoas no Réveillon
A visibilidade conquistada com a Copa do Mundo ajudou a fazer com que o movimento de turistas para as comemorações da chegada de 2015 cresça até 20% em alguns dos principais destinos brasileiros, se comparado com igual período do ano passado.
As informações são das próprias secretarias estaduais e municipais de turismo. Além disso, os destinos nacionais são os preferidos por 80,2% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, conforme novo estudo divulgado hoje pelo Ministério do Turismo.
O percentual é o maior da série histórica, medido mês a mês desde 2008. A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, é um estudo realizado com duas mil pessoas em sete grandes capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiros, Salvador e São Paulo, e mede a perspectiva de viagem dos brasileiros em um horizonte de seis meses. As capitais representam o fluxo turístico de 70% do país.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a expectativa da Riotur é a de que 816 mil turistas desembarcarão na cidade apenas para o Réveillon. Além disso, a tradicional queima de fogos na praia de Copacabana deve reunir cerca de dois milhões de pessoas.
Tal movimento deve promover a arrecadação de US$ 653 milhões (R$ 1,7 bilhão), calcula a Riotur. “Vamos celebrar o sucesso da realização da Copa do Mundo no Rio e abrir oficialmente os festejos pela comemoração dos 450 anos de fundação da cidade, que contará com uma intensa agenda de eventos ao longo de todo o ano de 2015″, afirma o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello.
A maior cidade do país, São Paulo, também terá programação especial para o réveillon. A festa na Paulista contará com uma queima de fogos de aproximadamente 15 minutos de duração e apresentações de artistas. A São Paulo Turismo não tem dados específicos para o Ano Novo, mas estima que a capital receberá entre 600 a 650 mil visitantes ao longo do mês de dezembro.
No Nordeste, região mais procurada pelos turistas durante as férias, um dos destinos mais movimentados é a capital cearense. A prefeitura local estima que um milhão de pessoas acompanharão a festa de réveillon na orla de Fortaleza e que 500 mil turistas devem visitar a cidade durante a alta temporada. A programação vai durar 12 horas e inclui 14 atrações.
Para garantir a segurança e a mobilidade do público, uma grande operação foi montada pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com órgãos do Estado. O esquema especial prevê o bloqueio e desvio de ruas, o reforço nos efetivos de segurança e a mobilização de toda a frota do transporte público, composta por 1,4 mil veículos. A operação começa às 18h da quarta-feira (31) e segue até às 6h da quinta-feira (1).
Em Salvador (BA) a estimativa da Secretaria Estadual de Turismo é a de que a virada do ano atrairá 200 mil turistas. O fluxo inclui os movimentos doméstico, nacional e internacional, o que representará um incremento de 20%, se comparado a igual período anterior.
Já no Recife (PE), a estimativa do setor hoteleiro local é que entre 42 mil a 56 mil turistas visitarão a cidade até 1º de janeiro. Segundo a prefeitura da cidade, só na orla – onde devem circular cerca de 100 mil pessoas para acompanhar a virada –, serão disparadas 10 toneladas de fogos.
Ouça aqui comentário de José Francisco Lopes, diretor de Estudos do MTur, sobre a opção de brasileiros por destinos no próprio país.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *