Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio quer índice para o setor

[Por Mercado e Eventos, 21/09/2011]
O Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, presidido por Jeanine Pires, se reuniu hoje (21/09) na sede da entidade, em São Paulo. O tema em pauta foi a criação de um índice para o turismo brasileiro. Jeanine explicou que o objetivo é agregar dados já existentes e ter um índice próprio e confiável para o setor com o objetivo de ressaltar a importância do turismo para a economia e contribuir para identificar oportunidades no mercado.
“Desde a primeira reunião do conselho, definimos alguns objetivos estratégicos. Um deles, e o mais importante, é sensibilizar o próprio setor e as autoridades para a importância econômica do turismo”, disse Jeanine. “Acreditamos que isso só é possível ser feito quando se está trabalhando com uma base de dados concreta e objetiva”, completou.
Como uma primeira etapa, a equipe da Fecomércio fez um levantamento dos índices já existentes para compartilhar com todo o mercado. Conforme explicou Jeanine, a segunda fase consiste em identificar quais são os dados mais importantes para compor o nosso índice. “A partir de todo este panorama, nós já identificamos áreas de interesse. Foram apontadas pelo conselho dados como geração de empregos, faturamento, além de índice de confiança e intenção de compra no setor de viagens”, contou.
Jeanine destacou ainda que, por outro lado, a Fecomércio já desenvolve, em São Paulo e no Brasil, diversas pesquisas com o comércio. Segundo ela, com a ajuda do Conselho, a ideia é inserir sondagens referente ao mercado de turismo nesses levantamentos que já são feitos. “Temos que pensar em dados que realmente podem impactar no nosso setor. Esta etapa vai ser executada para que no futuro a gente possa estar rumando para ter um índice”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *