​Empresas do turismo projetam investimentos para o 4ºT de 2014

[Mercado e Eventos, 09/ 12/2014]

Pesquisa do Ministério do Turismo apurou que 47% das empresas de sete segmentos do setor de turismo têm investimentos programados até o final deste ano. O montante previsto para o período de outubro a dezembro é de 13% da receita apurada pelo conjunto das empresas, que, juntas, têm faturamento de R$ 8,8 bilhões no trimestre e 77,8 mil funcionários.
Os resultados constam do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, levantamento trimestral realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do MTur, com 553 empresas do receptivo turístico.
O maior percentual médio de investimentos programados, 30%, é do segmento de organizadores de eventos, seguido pelo de turismo receptivo, com 16,6%, e de meios de hospedagem, com 16%. Apesar do percentual menor, a intenção de investir dos hoteleiros atinge 53% dos pesquisados, número maior que a média nos demais segmentos.
As principais áreas e atividades a serem beneficiadas com os investimentos são a melhoria da infraestrutura dos empreendimentos, tecnologia da informação e treinamento de funcionários. As empresas informaram também que pretendem reverter parte do faturamento para compra novos materiais e equipamentos.
Os menores percentuais de investimentos para o último trimestre do ano são os projetados pelas agências de viagens (10,6%); pelos parques e atrações turísticas (5,1%); e pelas operadoras de turismo (4%). O setor de transporte aéreo, um dos sete pesquisados pelo MTur, não informou o quanto do faturamento pretende investir de outubro a dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *