Embratur promove o Brasil na Alemanha
[Embratur, 13/11/2014]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa nos dias 14 e 15 de novembro, em Frankfurt, na Alemanha, do “The Summer Goes Tour 2015”, em parceria com a operadora Thomas Cook. O evento é voltado para o lançamento dos produtos que serão comercializados pela operadora para a temporada de verão 2015, com foco na promoção dos estados da Região Nordeste, visto que a Cia Aérea Condor, oferta vôos para Pernambuco, Ceará e Bahia.
A ação também proporciona aos parceiros a oportunidade de trocar informações e conhecer melhor as características e as necessidades dos profissionais do trade turístico alemão (networking), entrando em contato diretamente com os agentes de viagem alemães.
O evento, que acontece no mercado alemão desde 2007, conta com a participação de aproximadamente 2.000 agentes de viagem de toda a Alemanha convidados pela operadora Thomas Cook.
“O Brasil é destino estratégico das principais operadoras do mercado alemão, e elas têm buscado constantemente apoio para a comercialização dos destinos propostos em seus catálogos a cada ano, principalmente no que diz respeito à capacitação de seus agentes de viagem com o intuito de incentivar o aumento das vendas dos produtos turísticos brasileiros.
Este fenômeno tem deixado cada vez mais evidente a necessidade do aumento da divulgação e promoção do Brasil na Alemanha”, destacou o Coordenador de Mercados Europeus da Embratur, Bruno Reis.
Ele ainda acrescentou que os segmentos mais trabalhados no mercado alemão além de Sol & Praia, são o Ecoturismo e Aventura; e Cultura, com destaque para a diversidade de biomas e para os projetos de sustentabilidade, o que chama muito a atenção do turista alemão.
Mercado Alemão – A Alemanha está entre os principais mercados para a promoção turística do Brasil, sendo considerado um país prioritário para a Embratur. De acordo com dados do World Travel Monitor – IPK 2012, a Alemanha é o maior emissor de turistas do mundo. Em 2012 (73,5 milhões de viagens internacionais), o volume de viagens internacionais na Alemanha cresceu 0,8% em comparação ao ano de 2011 (72,9 milhões de viagens internacionais). Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2014 – Ano base 2013 – MTur, a Alemanha é o sexto principal mercado emissor de turistas para o Brasil e o primeiro entre os países do continente europeu, somando 236.505 visitantes em 2013.
A Alemanha possui atualmente conexão direta regular com quatro cidades brasileiras. Os voos partem de Frankfurt e Munique com destino a São Paulo, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, o que torna a Alemanha o segundo maior país dentro da Europa em número de conexões para o Brasil, perdendo apenas para Portugal.
Estas conexões são realizadas pelas companhias aéreas TAM Airlines, Lufthansa e Condor, sendo que as duas primeiras voam exclusivamente para São Paulo e Rio de Janeiro e a última exclusivamente para Recife e Salvador, totalizando atualmente 30 frequências semanais onde são ofertados 9.080 assentos.
Thomas Cook – Esse gigantesco grupo internacional de viagens de lazer trabalha em todos os segmentos atuais de viagens – linhas aéreas, hotéis, operadores de excursão, cruzeiros e agências de turismo – para que assim possa fornecer a seus clientes o produto direto em todos os mercados globais.
O grupo abrange 37 operadoras de excursão, aproximadamente 2.400 agências de turismo, um portfólio de 75.000 camas em hotéis, uma frota de 75 aviões e 24.600 funcionários.
A companhia é representada nos mercados de vendas de Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Hungria, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Egito, Índia e Canadá. A fundação desse grupo internacional foi realizada pelos seus dois principais acionistas, Lufthansa AG (50%) e KarstadtQuelle AG (50%), realizando também a fusão da Condor Flugdienst GmbH e Neckermann GmbH (conhecido agora como TC Touristik GmbH) no começo do ano 1998.
O grupo de turismo Thomas Cook surgiu em abril de 2001 e a companhia foi transformada em um dos grupos principais de lazer do mundo. Sua principal marca na Alemanha em relação ao destino Brasil é a Neckermann Reisen. As brochuras das viagens internacionais de longa distância da Neckermann são apresentadas duas vezes ao ano, e geram aproximadamente 200.000 clientes por ano. A Thomas Cook trabalha com a América Latina há mais de 25 anos.