Curso de "Formação em Gestão de Eventos” com matrículas abertas para modalidade a distância
Capacitar o aluno a diagnosticar necessidades empresariais e atender com versatilidade as atividades de captação, planejamento, análise, execução, avaliação e gerenciamento na área de eventos. Este é o objetivo do curso de extensão “Formação em Gestão de Eventos”, uma parceria da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL-RS com a UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), sob a coordenação da presidente da ABEOC BRASIL-RS, Ana Cláudia Bitencourt. O curso é oferecido na modalidade a distância, para interessados de qualquer região do Brasil. As aulas acontecem de janeiro a março de 2015, em encontros via webconferência duas vezes por semana, de segunda a sexta-feira à noite, e aos sábados pela manhã, em datas e horários a serem definidos. Matrículas abertas no site da UNISINOS.
“Elaboramos as atividades nesse formato [a distância] para que mesmo as pessoas de municípios ou estados distantes possam participar”, explica Ana Cláudia Bitencourt. “A demanda já existia, agora estamos criando a oferta.”
Mercado Promissor
Os números mostram que este é um mercado promissor, independente do porte ou finalidade de cada evento: comemorações, exposições, feiras, lançamentos, congressos etc. O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. Estes dados são do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil – íntegra da pesquisa disponível para download grátis aqui no site da ABEOC Brasil —, uma iniciativa da ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos).
Os eventos são ferramentas estratégicas de comunicação, inclusive para o desenvolvimento turístico de uma região. A preocupação e o desafio é capacitar profissionais para que estejam aptos a planejar, organizar, implantar e supervisionar atividades de eventos, além de permitir-lhe desenvolver programas que visem a fomentar o comportamento ético, bem como estimular a responsabilidade social de todos os envolvidos com sua atividade profissional.