Treinamento pioneiro em aplicação de protocolos para eventos tem participação da ABEOC/RS

Entidades de turismo, organizadores profissionais e fornecedores voluntários do setor simularam um ambiente de feira de negócios para aplicar protocolos de segurança sanitária no Parque de Eventos. Teste será replicado em Gramado e em Porto Alegre.

Um dos segmentos mais afetados com a pandemia do novo coronavírus – o mercado de eventos profissionais – deu seu primeiro passo para a retomada de forma responsável. O Bento Convention Bureau, em parceria com Sindmóveis, CICBG e Fundaparque, realizou o primeiro treinamento envolvendo a simulação de um evento no País. A atividade ocorreu  no sábado, 8 de agosto, no Pavilhão F do Parque de Eventos, de portas fechadas. O estudo atende especialmente às necessidades dos promotores e realizadores. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana e Vigilância Sanitária.

Para a presidente da ABEOC/RS, Andreia Brum, a parada pela pandemia trouxe uma oportunidade para que as empresas do setor de eventos buscassem aprimorar a gestão, pois será necessária uma mudança muito grande daqui para frente. “E o momento agora exige que sejam encontradas alternativas para a realização dos eventos sem que isso represente colocar em risco a saúde das pessoas. Por isso para a ABEOC/RS é muito importante participar deste comitê que foi articulado para realização destes eventos teste”, afirma Andreia.

O projeto foi idealizado pela consultora Vaniza Schuler e coordenado pelas equipes dos Convention & Visitors Bureau de Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre, sendo este último que apresentou o projeto preliminar, engajando então várias entidades do setor, em especial, a Associação Brasileira das Empresas de Eventos e União Brasileira dos Promotores de Feiras do RS e Associação Brasileira dos Promotores de Eventos.

Para a presidente do CVB de Bento, Gabrielle Signor Rodrigues, a simulação foi um sucesso. “Ficamos contentes com a agilidade de todos os parceiros, que tornaram possível o pioneirismo da cidade de Bento Gonçalves. Recebemos visita da Vigilância Sanitária durante o teste e, com certeza, daqui vamos evoluir muito no estabelecimento de protocolos que apoiem a retomada de feiras, congressos, seminários entre outros eventos segmentados com segurança”, ressalta Signor.

A simulação foi exclusiva para profissionais do setor previamente inscritos. A estrutura da Movelsul Brasil, que já estava montada desde março, quando a pandemia chegou ao País, foi cedida gratuitamente para a ação. A capacitação cumpriu com todos os protocolos da bandeira laranja, respeitando teto de ocupação, uso de máscaras, aferição de temperatura corporal, distanciamento controlado e dispositivos com álcool em gel. Todos os profissionais e empresas fornecedoras envolvidas doaram seu tempo e serviço de forma colaborativa, com destaque para a organização executiva de Andréia Pilão Eventos.

Foram simuladas situações que envolvem desde estacionamento, recepção, credenciamento, passagem dos visitantes por estandes e cerimonial, de forma a testar e demonstrar os protocolos de segurança desenvolvidos pelo grupo Live Marketing, apresentados recentemente ao governo do Estado. A atividade não foi aberta nem para a imprensa.

Os próximos treinamentos estão programados para serem realizados no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre (coordenado pelo CVB Porto Alegre e Associação Brasileira de Empresas de Eventos), no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre (coordenado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), e nos hotéis Wish Serrano e Master Gramado, ambos em Gramado (coordenado pelo CVB Gramado Canela). Todos com data a ser definida de acordo com as bandeiras estipuladas pelo governo do Estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *