II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos é apresentado em São Paulo
[Por Portal da Propaganda, 15/10/2014]
Os dados mais recentes que dimensionam a indústria de eventos Brasileira foram apresentados oficialmente pela ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos e pelo Sebrae neste dia 14 de outubro, em São Paulo. O evento marcou o lançamento do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos, com a participação de mais de 100 representantes de empresas, entidades e imprensa.
A pesquisa traz informações sobre a participação da indústria de eventos no PIB do Brasil, avalia a sua contribuição no processo de geração de emprego, renda e impostos, além de inventariar os espaços de eventos no País, suas características, localização e dinâmica de funcionamento. O estudo também levantou dados importantes do mercado de eventos, como: capacidade instalada por região geográfica, nível de utilização, número de participantes, preço médio de assentos e preço médio por metro quadrado da locação dos espaços e distribuição dos eventos por tipologia.
A coordenação dos trabalhos, bem como a edição e publicação do material impresso ficou a cargo da Eventos Expo Editora, sob a supervisão de seu diretor, o especialista em eventos Sergio Junqueira Arantes. “Há 12 anos editamos o I Dimensionamento e, a convite da ABEOC e do Sebrae, participamos novamente deste trabalho em 2014. Lutamos por muitos anos para que o I Dimensionamento fosse reeditado, porque a indústria carecia de uma fonte única e confiável de dados atualizados”, informa Junqueira Arantes.
“O Sergio Junqueira foi um guerreiro nesse processo e não poupou tempo e comprometimento durante todo o período da pesquisa. Mesmo antes, lutou para que pudéssemos colocar à disposição do mercado de eventos e dos gestores públicos as informações básicas para podermos construir políticas publicas e de mercado para o setor de Turismo de Negócios e Eventos”, afirma a presidente da ABEOC, Anita Pires.
A Eventos Expo Editora foi responsável pela produção do editorial e toda a comunicação visual do estudo impresso. A capa é assinada pela designer Ariana Assumpção. A pesquisa foi realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos).