Embratur recebe prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho realizado na promoção do Brasil
[Por Embratur , 01/10/2014]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) recebeu nos últimos dois anos diversos prêmios como resultado do trabalho de promoção do Brasil no exterior. Esse reconhecimento veio de várias áreas do trade turístico nacional e internacional, comprovando a eficiência das campanhas realizadas pelo Instituto e a visibilidade alcançada tanto no mercado do turismo como entre as autoridades do setor.
Em setembro deste ano a Embratur somou duas premiações. Foi eleita a melhor na categoria Incentivo ao Turismo Nacional do prêmio “Os Dez Mais do Turismo”, promovido pelo Grupo Travel News. E no Reino Unido, em Londres, recebeu o prêmio de “Melhor Escritório de Promoção da América do Sul”, pela Travel Bulletin Star Awards 2014, que elege os melhores do trade turístico mundial com atuação no mercado britânico.
No mês de agosto, a plataforma Sunny Days, lançada pela Embratur, ficou com troféu de bronze na categoria Melhor uso de mídia interativa, na etapa nacional do prêmio Ampro Globes Award. Essa ferramenta de promoção turística internacional foi lançada pela Embratur em dezembro de 2013 e premiada como case de sucesso da agência Monumenta pelo Ampro Globes Award, prêmio realizado pela Associação de Marketing Promocional. A plataforma tinha base na ideia de que a incidência do sol está diretamente ligada ao bom-humor, a ferramenta calculava quantos dias de sol a pessoa viveu no último ano e a convidava para visitar o Brasil e viver mais dias de sol e felicidade.
Julho, mês da Copa do Mundo, também foi mês de premiação para a Embratur. O filme “Dance” foi escolhido como “O Melhor Comercial da Copa do Mundo de 2014”, em concurso promovido pelo jornal Meio & Mensagem. O filme de campanha publicitária convidava os turistas a conhecerem a diversidade cultural e natural do Brasil, assim como a alegria, a hospitalidade e a paixão do povo brasileiro pela dança e pelo futebol.
Em maio, Walter Vasconcelos, na época diretor de Marketing da Embratur, recebeu da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp) o “46º Prêmio Colunistas Brasil”. Ele foi eleito Profissional de Marketing Promocional do Ano.
A Embratur ganhou também o troféu do Prêmio 19 de Março, na categoria Melhor Edital de Pregão de 2013, com o Edital nº 05/2013, para contratação de serviços de Tecnologia da Informação. A premiação ocorreu durante o 9º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu (PR) e que contou com a participação de cerca de dois mil servidores públicos de diversos estados e municípios do Brasil.
Comemoração
O ano de 2013 também foi de comemoração. No mês de setembro, a série de eventos Goal to Brasil, idealizado para promover internacionalmente os atrativos turísticos das cidades-sede da Copa do Mundo 2014, para profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião, ganhou o Stevie Awards, um dos mais cobiçados prêmios do mundo na área de comunicação. O projeto foi inscrito pela agência Máquina da Notícia em parceria com a Llorente & Cuenca, executoras do projeto, e levou três categorias. O case de “Brading” garantiu o ouro no grande reconhecimento, a prata foi para o quesito “questões globais” e o bronze foi conquistado na premiação “eventos”.
Ainda em setembro, as ações de promoção turística do Brasil em eventos na Rússia e no Uruguai foram destaques e premiadas em duas feiras internacionais. Em Moscou, as ações da Embratur renderam o prêmio como “participante mais atuante” e em Montevidéu, como destino de “Melhor Ação Promocional”.