COCAL abre inscrições e divulga programação com o tema "Inovação e Criatividade em Eventos"

O 32º Congresso da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina será realizado de 5 a 7 de março de 2015, no Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, em Florianópolis. Associados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, bem como os demais membros da COCAL e os parceiros da entidade latino-americana — PCMA, CONPETH e AFIDA — podem se inscrever pelo menor preço, enquanto membros de Conventions & Visitors Bureau e de entidades participantes do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos) têm desconto especial. Confira a tabela de valores e faça sua inscrição no site www.cocal2015floripa.org.
“Sabemos da importância deste evento para toda a cadeia produtiva do setor de eventos, que vem dos países latino americanos em busca de informações atualizadas, da troca de experiências e de networking”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, realizadora do 32º Congresso COCAL. “Entendemos que a COCAL tem um papel fundamental no continente, como aglutinador de profissionais, representante de uma categoria de empresas e profissionais que geram milhões de empregos diretos e indiretos e, portanto, devemos aproveitar este encontro anual para lembrar dos objetivos da entidade, trabalhando para o crescimento do setor e o fortalecimento do mercado latino-americano”, acrescenta Anita.

Inovação e Criatividade em Eventos

Os temas das palestras e painéis do 32º Congresso da Cocal foram definidos com a participação do público, através de votação realizada no site do evento e encerrada no dia 13/05/2014. Cerca de 100 pessoas participaram da enquete ou contribuíram através de mensagens pelas redes sociais. “Como esperamos cerca de 500 pessoas para o evento, consideramos a participação um sucesso”, comemora Anita.
Confira abaixo o que a Comissão Científica desenvolveu com as contribuições recebidas.

05 DE MARÇO

19h

Abertura do Congresso

20h30

Coquetel

06 DE MARÇO

09h

Inovar ou Morrer! 

O setor de eventos é dinâmico e é influenciado pela tecnologia, pelas mudanças culturais e pela economia. A criatividade e reinvenção dos eventos são ferramentas que diferenciam os eventos, destacam promotores e definem a sobrevivência das empresas de eventos no mercado. A inovação e a criatividade são as melhores saídas?

09h50

Painel: A reinvenção dos eventos técnicos e científicos

Cases de eventos técnicos ou científicos inovadores e criativos

10h40

Coffee Break

11h20

O Impacto do evento: como medi-lo?

Como o organizador, promotor, CVB, órgãos públicos medem os impactos sociais e econômicos de um evento realizado?

12h10

Almoço

14h

Painel: As novas relações entre os eventos e seus patrocinadores

O que os patrocinadores buscam nos eventos, para vincular sua marca? Quais são seus critérios de seleção?

15h

Coffee Break

15h30 às 17h30

Face to Face – Rodada de Negócios

Atividade de rodada de negócios, com o objetivo de integrar os participantes do Congresso de forma dinâmica.

15h30

Marketing de destinos: Case Internacional

07 DE MARÇO

09 horas

Palestra: Como fazer da economia criativa um nicho de eventos

Você sabe o que é economia criativa? Como utilizar os setores da economia criativa sob a ótica dos eventos?

09h50

O trabalho conjunto de CVB’s e OPC’s para o fomento de destinos

Como melhorar a cooperação entre CVB’s e OPCS’s na construção das estratégias de captação e pós captação de eventos.

10h40

Coffee Break

11h20

Painel: Quando o evento fica “maior” do que o seu promotor

Conheça cases de sucesso de organizadores que tiveram uma ideia, esta ideia cresceu, tornou-se um sucesso e fez com que suas empresas parassem de atender outros clientes, tornando-se promotor e organizador dos eventos próprios.

12h10

Almoço

14h

Certificação: a experiência do Brasil

A ABEOC Brasil certifica a qualidade da gestão das suas empresas, através de processo de auditorias, reconhecido pelo Governo Federal e pelo trade. Como aconteceu este processo de construção e consolidação do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, é o tema desta palestra.

14h50

Painel: A Estratégia do Brasil para a Captação dos Megaeventos

O reposicionamento da “Marca Brasil” e o planejamento realizado para captar Copa do Mundo e Olimpíadas na mesma década: onde se esperava chegar e onde o Brasil chegou.

15h40

As 5 tendências para o setor de eventos

Entre todas as tendências analisadas e apontadas para o setor de eventos, quais são as Top Five?

16h30

Encerramento

[Publicado por Feira EBS, 18/09/2014]