Conferência Expo Urbano 2014 sediará Seminário Nacional de Mobilidade Urbana

Entre os dias 28 e 30 de outubro, o Expo Center Norte receberá a Expo Urbano 2014, simultaneamente à TranspoQuip Latin America 2014 e Expo Parking 2014. Além da exposição das últimas novidades em soluções e ferramentas para o desenvolvimento das cidades, a 5ª edição da Expo Urbano também contará com um amplo programa de conferências sobre os principais desafios e possibilidades para o crescimento urbano sustentável.
Em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, a conferência Expo Urbano sediará o 3º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, com palestras que abordarão dois temas chaves: trânsito e VLT (veículo leve sobre trilhos).
De acordo com Ailton Brasiliense, presidente da ANTP, os temas são da mais alta relevância, pois “as obras e projetos que viabilizam a mobilidade urbana não podem continuar sem planejamento, assim como aconteceu nos últimos 100 anos em muitas cidades do País. O interesse público tem que ser prioritário e o interesse privado precisa se adaptar ao público. Nós temos que parar de construir cidades que incham as periferias. Nós temos que construir cidades em que as oportunidades ocorrem de forma planejada”.
Entre os temas abordados no Seminário Nacional de Mobilidade Urbana está “Segurança Viária: como reverter o quadro de mortes no trânsito”, com apresentação de Nancy Schneider, Presidente da Comissão Técnica de Trânsito da ANTP, e moderação de Julia Greve, médica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia FMUSP. A palestra tem o objetivo de discutir quais são os elementos e a metodologia necessários para a elaboração de planos de segurança viária de sucesso, que permitam a redução de acidentes.
Outro destaque do Seminário de Mobilidade Urbana é o debate “Mobilidade e cidade: quem molda quem?”, com a participação de Eduardo Vasconcellos, Consultor da ANTP; Miguel Luiz Bucalem, coordenador acadêmico do USPCidades; Marcelo Cintra do Amaral, Superintendente de Planejamento da Mobilidade da BHTRANS; e moderação de Ayrton Camargo da Silva, Arquiteto e Urbanista. Este painel irá bordar a relação entre o planejamento de transporte público e o desenvolvimento das cidades, bem como o uso do espaço viário pelos meios de transporte.
A programação completa da Conferência Expo Urbano 2014 pode ser encontrada no site: http://www.expo-urbano.com.
Parceria de valor
Além de ser uma entidade civil, com mais de 300 associados entre órgãos públicos, gestores de trânsito, empresas operadoras, sindicatos, prestadores de serviço, consultores e universidades, a Associação Nacional de Transportes Públicos é conhecida também por suas publicações técnicas, palestras e eventos.
De acordo com Sebas van den Ende, diretor geral da Real Alliance, empresa organizadora do evento, a parceria com a ANTP visa ampliar a discussão em torno do assunto mobilidade urbana, proporcionando melhorias em seu desenvolvimento.
“A tendência é chegarmos a 90% da população brasileira morando em grandes centros urbanos em breve. Com isso, a qualidade e a integração do transporte público com os outros sistemas de transporte ganham importância. A parceria com ANTP, autoridade do assunto, complementa o panorama para tratarmos de foram completa a infraestrutura para transportes no evento”, afirma o diretor.
“Por ser durante a Expo Urbano e, consequentemente TranspoQuip, nosso Seminário está interligado a outros eventos com assuntos em comum, como transporte, planejamento urbano e estacionamentos, e isso é muito relevante. Portanto, a nossa expectativa é criar um vínculo com o evento e olhar para frente. Sempre procuramos pensar em parcerias que estejam com a gente durante, no mínimo, os próximos 10 anos. Esse projeto, em conjunto com a Expo Urbano e TranspoQuip terá continuidade, qualidade e comprometimento”, completa Ailton Brasiliense, da ANTP.
Serviços
Expo Urbano
Data: 28 a 30 de outubro de 2014
Horário da feira: 12h00 às 20h00
Horário das conferencias: 9h00 às 19h00
Local: Pavilhão Vermelho – Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *