Infraero reforça equipes dos aeroportos durante a Copa do Mundo
[Por Mercado e Eventos, 06/06/2014]
Um plano de ações específicas será executado nos aeroportos da Infraero localizados nas cidades-sede do Mundial de futebol. Estão previstos o reforço operacional e a organização de espaço especial para receber turistas para a Copa do Mundo. O número de “amarelinhos” que circulam por esses terminais vai aumentar em 41% durante o evento. Dos atuais 473 que trabalham vestidos com coletes amarelos, com a frase “Posso Ajudar?/May I Help You?”, serão 704 funcionários, a partir de 10 de junho, para atender aos usuários com dúvidas como horários de voos, portões de embarques e outros serviços.
O efetivo da área operacional será ampliado em 18%, passando de 1424 para 1675 funcionários. Além disso, as escalas de plantão serão reforçadas para monitorar o funcionamento das escadas rolantes, elevadores, esteiras e sistemas de ar condicionado. Ainda em conjunto com outros parceiros do setor aéreo, a Infraero elaborou um plano de ações para que o movimento de aeronaves e de passageiros ocorra sem transtornos durante a realização do evento. São procedimentos relacionados à recepção dos diferentes públicos que vão passar pelos aeroportos brasileiros, como chefes de Estado, delegações e seleções de futebol, comissão de arbitragem e espectadores (brasileiros e estrangeiros).
Fun Xones – Nos aeroportos da rede Infraero haverá espaços de acolhimento para receber com maior conforto e mais segurança os brasileiros e os turistas internacionais. São as Fun Zones, áreas que variam de 200 a 750 metros quadrados – dependendo do terminal – que estão sendo preparadas para receber, com opções de entretenimento e prestação de serviço, torcedores brasileiros e estrangeiros, ao som de música. Eles poderão assistir, em telões, aos jogos da Copa; obter informações turísticas de cada cidade em português e inglês em totens touch screen; jogar pebolim; futebol de botão e videogame, além de acessar wi-fi gratuito, efetuar operações em caixas para saques nacionais e internacionais em real; fazer check in por meio de totens das principais companhias aéreas brasileiras, e, ainda, acompanhar, pelos monitores, as informações de embarque e desembarque de voos. Durante o período da Copa, são esperados 600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério do Turismo.
Aplicativos – A Infraero disponibiliza também para usuários de smartphones, tablets e PCs duas ferramentas que fornecem informações diferenciadas para o viajante. Ao acessar o aplicativo Voos Online, o passageiro pode verificar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros e também ler o Guia do Passageiro, publicação que reúne dicas e informações sobre viagens e o funcionamento do setor aéreo. O guia pode ser obtido, ainda, na versão impressa, nos balcões de informação da Infraero. No caso do Aeroperto, o aplicativo informa aos passageiros opções de atividades e serviços nos aeroportos e na região, num raio de 20 quilômetros de distância. Entre as informações, estão os estabelecimentos localizados nos 63 aeroportos da rede Infraero e as opções existentes de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços. O usuário ainda recebe alertas sobre o check-in e o embarque de seu voo. Ambos os aplicativos estão disponíveis no site da Infraero.
Plataforma interativa – Tablets utilizados pelos “amarelinhos” em aeroportos das cidades-sede agregaram mais informações no atendimento ao passageiro. É o serviço Infraero Atende, que reúne, num único ambiente web, informações como horário de voos e portões de embarque, além do esclarecimento de dúvidas de usuários, por meio do acesso rápido aos dados sobre os terminais da Infraero.
Com o novo serviço, um passageiro que estiver se deslocando de um terminal para outro, por exemplo, poderá saber quais opções de serviços oferecidas no aeroporto de destino e seus arredores, antes mesmo de embarcar. Avisos como horário dos voos, facilidades dentro do aeroporto e nas imediações (serviços, lanchonetes, salões de beleza, bancos, entre outros) estão unificados no Infraero Atende. Outra novidade é a geração de relatórios que vão subsidiar futuras melhorias nos terminais. O sistema foi desenvolvido na plataforma Sharepoint, da Microsoft, também empregada pela administradora dos aeroportos de Paris.