TAM formaliza adesão à aliança Oneworld
A TAM Linhas Aéreas, companhia do Grupo Latam Airlines, formalizou a adesão à Oneworld, aliança de empresas do setor. “Não apressamos a decisão sobre a aliança aérea para não prejudicar nossos passageiros”, disse o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, referindo-se ao fato de companhia ter deixado a Star Aliance após se fundir com a LAN.
A primeira aeronave da TAM pintada com o marca da Oneworld foi exibida nesta segunda-feira em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, com a presença de representantes de todas as companhias integrantes do grupo. Com a completa transição feita para a aliança, a TAM adiciona 45 novos destinos à rede formada pelas companhias parceiras da Oneworld. Os passageiros brasileiros contarão com companhias em todas as regiões do mundo, incluindo parcerias inéditas na Austrália e na Rússia.
De acordo com Bruce Ashby, CEO da Oneworld, a entrada da TAM representa o acesso da aliança ao maior mercado da América Latina.
A Oneworld também está passando pela maior expansão dos seus 15 anos. Além da entrada da TAM, a US Airways também se junta hoje à aliança, como parte do American Airlines Group, tornando esta a principal aliança nos Estados Unidos. E, em 1º de maio, a SriLankan Airlines se tornará uma companhia membro.
Na Europa, a Oneworld conta com a cobertura das empresas Airberlin, British Airways, Finnair, Iberia e a russa S7 Airlines.
No golfo do Pérsico, a aliança conta com a Qatar Aiways. Na região da Ásia-Pacífico, integram a Oneworld a Cathay Pacific Airways, Japan Airlines, Malaysia Airlines e a Qantas.
Juntas, essas companhias fazem com que a Oneworld chegue a quase 1.000 destinos em 150 países. Com uma frota somada de 3.300 aeronaves, elas realizam 14.250 voos diários e oferecem salas VIPs em 600 aeroportos. Toda essa estrutura transporta mais de 500 milhões de passageiros todos os anos, gerando receitas de US$ 140 bilhões.
[Por Valor Econômico, 31/03/2014]